Nesta sexta 19 de Junho de 2009, aconteceu no Ginásio Aécio de Borba sessão solene da Câmara Municpal de Orós, onde foi entregue o título de cidadão oroense ao senhor Anastácio Maia (Engenheiro chefe da construção do açude Orós) e medalhas de honra ao mérito aos servidores que contribuiram para a construção do grande açude Orós.
A solenidade contou com a presença de autoridades, servidores aposentados e da ativa do DNOCS e da população oroense que lotou o Aécio de Borba para rever de perto o engenheiro paraibano Anastácio Honório Maia, hoje com 84 anos, nas aulas de história sobre a nossa cidade sempre ouvimos falar do senhor Anastácio Maia como um dos grandes nomes que contribuirão na construção do açude Orós e hoje conhecê-lo pessoalmente foi uma grande emoção, já que sou neto de um dos milhares de trabalhadores vindos de todas as partes do Brasil e do mundo para a construção do grande Orós na década de 50. Onde mais de 1.600 homens, que com suas familias , representavam uma população de 8 mil pessoas.
No fim de 1958 teve inicio as primeiras escavações das fundações do Orós, assim o sonho começou a virar realidade. De um sonho e de uma necessidade nasci uma das maiores obras do nordeste brasileiro AÇUDE ORÓS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário