
Josemberg Vieira
O velho e conhecido buraco da CAGECE na Rua Joca Nonato NO Mutirão Wellington Jr. continua lá lindo e intocável. Há onze dias trás em conversa com o gerente da CAGECE ORÓS recebemos a boa notícia de que o mesmo seria fechado a até agora nada, será que entraremos 2012 juntos nós moradores e o nosso velho amigo BURACO DA CAGECE?
Esperamos que não. Estamos de olhoooooooo.
Na última quarta-feira (07.12.2011), aconteceu no Distrito da Palestina Orós, a primeira “DELEGACIA ITINERANTE", projeto que tem por objetivo primordial realizar atendimento à população dos distritos mais distantes da sede de Orós, além de agregar outros serviços àqueles prestados pela Polícia Civil.
Na oportunidade, foram realizados vários atendimentos e com grande receptividade da população residente no Distrito da Palestina.
Serviços realizados:
- 05 (cinco) Boletins de Ocorrência;
- 40 (quarenta) documentos de identidade expedidos;
- 16 (dezesseis) CPFs expedidos;
- 20 (vinte) atendimentos sociais realizados pelas Assistentes Sociais do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social de Orós;
- Atendimentos e esclarecimentos realizados pelo Conselho Tutelar;
- 05 (cinco) Carteiras de Trabalho expedidas.
A primeira delegacia itinerante, contou com o apoio irrestrito do Vereador João Filho, da Câmara Municipal de Orós, do Conselho Tutelar, da Casa do Cidadão de Orós, da Prefeitura de Orós e da equipe da Delegacia de Polícia Civil de Orós, a equipe contou com 13 (treze) pessoas, somando todos os profissionais que trabalharam no dia do projeto.
Salientamos também que a população aceitou bastante o projeto e solicitou nosso retorno com a maior brevidade possível.
“Além de aproximar a população das atividades desenvolvidas pela Polícia Civil, vamos também realizar o mapeamento das maiores ocorrências dos Distritos e consequentemente tentar coibi-los, através de ações preventivas e repressivas” destacou Nartan Andrade Delegado Titular de Orós.
Estão de parabéns Dr. Nartan e toda equipe pela iniciativa de levar para mais perto do povo a delegacia e seus serviços.
Ontem (10/12) as 21h00min horas a reportagem do Portal Orós estava no HMLTC (Hospital e maternidade Luzia Teodoro da Costa) e fomos testemunha de mais uma cena atendimento a vítimas de acidente de moto desta vez três jovens Guilherme de 20 anos, Fabrício de 19 anos e o menor V. de 16 anos os três estavam juntos em uma moto CG Honda azul de placa MXY 1670 inscrição de Venha Ver do Rio Grande do Norte.
Os três amigos estavam juntos em uma moto e iam para uma festa em Icó quando passaram da entrada da vila Guassussê bateram em uma vaca que estava na pista outra moto ia à frente e conseguiu parar mais eles não conseguiram de acordo com uma das vítimas eles estavam a mais de 120 por hora quando bateram na vaca.
Logo após a queda eles mesmos foram para o hospital, e lá foram atendidos pelo plantonista Dr. Eugênio Costa e enfermeiras duas das vítimas Guilherme e V. (Menor) tiveram cortes e arranhões por todo o corpo, já o Fabrício além de várias escoriações pelo corpo quebrou o braço esquerdo devido à gravidade dos ferimentos Fabrício e Guilherme foram encaminhados para o hospital regional de Icó.
Durante a cobertura desta matéria um parente de uma das vítimas tentou intimidar a equipe do Portal Orós e os guardas municipais Chagas e Luiz, tentado nos impedir de fazermos o nosso trabalho.
Quero aqui parabenizar o trabalho da GUARDA MUNICIPAL DE ORÓS, que sempre que o hospital solicita a presença dos mesmos são atendidos e ontem mais uma vez eles brilhantemente evitaram tumultos e invasões durante o atendimento as vítimas.
AO INCOMODADO COM A PRESENÇA DO PORTAL ORÓS NO HOSPITAL DURANTE A OCORRÊNCIA, QUERO INFORMA QUE CONTINUAREMOS FAZENDO O NOSSO TRABALHO DE BEM INFORMAR AOS NOSSOS LEITORES.
O PORTAL ORÓS CONQUISTOU O RESPEITO E A CREDIBILIDADE DE NOSSOS LEITORES FAZENDO JORNALISMO SÉRIO E COMPROMISSADO COM VERDADE DOU A QUEM DOER.
LEIA E INFORME-SE INCOMODADO:
Lei de Imprensa - Lei nº 5.250, de 9 de Fevereiro de 1967
CAPÍTULO I
Da liberdade de Manifestação do Pensamento e da Informação.
Art. 1º. É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.
Por Josemberg Vieira.
(Orós – 20:25) A poucos instantes aconteceu um acidente envolvendo uma celta prata de placa KFG 7543 inscrição de Icó guiado pela motorista Aila e uma moto não identificada porque foi retirado do local imediatamente pelo motoqueiro.
O Celta e a moto vinham na Av. Gabriel Bezerra seguindo para Rua Epitácio Pessoa quando a motorista do celta entrou no parque industrial segundo o motoqueiro sem dar sinal e ele bateu na porta do lado direito do veiculo e o carro passou por cima da moto, a garupeira Maria José da Silva sofreu uma grande pancada na perna e ficou ao chão a ambulância foi chamada para socorrê-la o plantonista do HMLTC Dr. Eugênio Costa atendeu a vítima que foi liberada em seguida apenas com hematomas na perna esquerda.
Os outros envolvidos no acidente nada sofreram graças a DEUS apenas tiveram prejuízos matérias e um grande susto.
Josemberg Vieira
Obrigado aos amigos leitores que nos ligaram informando e nos chamando até o local, seja nos correspondente e nos ligue 9920.1719.
A Prefeitura de Orós, através de sua gestora Fátima Maciel recebeu mais um veicula para servir ao povo oroense desta vez uma moderna patrol niveladora de última geração GR 135 XCMG que tem até ar condicionado na cabine. Este equipamento foi fruto de convênio com o Governo Federal e de muitas idas e vindas a Brasília feita pela Vereadora e suplente de Deputada Luhanna Úrya.
“Esse era um grande sonho de nossa administração que hoje se tornou realidade, chega de sofrer com os altos custou da contração de patrol de empresas particulares, a partir de agora vamos construir e conservar as estradas carroçais de nossos sítios e distritos com equipamento próprio”. Destacou a Prefeita Fátima Maciel.
Uma pequena multidão esteve na Praça Anastácio Maia onde aconteceu a entrega da patrol.
Por Josemberg Vieira.
Está acorrendo em Fortaleza dos dias 05 á 09 de Dezembro de 2011 no Hotel Amuarama a IV OFICINA DO PETECA (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).A OFICINA conta com a participação de 92 Municípios do Estado do Ceará entre eles ORÓS representado pelo Coordenador do PETECA Kairton Lima.
Essa oficina tem como objetivo aprimorar o conhecimento destes coordenadores á cerca do tema da Exploração do Trabalho Infantil e intensificar as ações de prevenção de forma contínua e concreta nos municípios. Em Orós o Programa atende a 10 Escolas Municipais e esta desenvolvendo um trabalho de conscientização através de Palestras com as Famílias, Alunos, oficinas temáticas, programações culturais dentre outras atividades.
A Prefeita Fátima Maciel e a Secretaria de Educação aderiram ao Programa em 2009 e durante esses dois anos o PETECA em Orós está promovendo a conscientização dos estudantes, famílias e toda Comunidade que Criança é pra brincar, estudar, viver trabalhar só quando crescer! Promover Políticas de Proteção ás nossas crianças e adolescentes são metas da Administração Orós que o Povo Quer!
Pelo correspondente do Portal Orós Kairton Lima
As atividades do conselho tutelar de Orós vem nos trazendo imensas dificuldades, pois, o prisma maior e centro de referências para crianças e adolescentes, é a FAMÍLIA.
Atualmente em nosso município, temos enfrentado grandes desafios em proteger os direitos da criança e do adolescente, pelo fato do consumo de drogas (álcool, maconha, crack, etc...) e a prostituição, que vem se alastrando em dados alarmantes em nosso meio social.
O Conselho visando combater tais violações de direito, luta incansavelmente para reverter essa situação, o que não está sendo fácil, por causa da falta de apoio familiar, aonde a família tem deixado seus jovens, irem para as ruas, ingerirem álcool em demasia nos levando a crer que a responsabilidade e a obrigação de cuidar tem sido esquecida.
Para nosso maior espanto, quase sempre são os mesmos adolescentes encontrados nesse meio e enfrentando estes problemas e nós, conselheiros, sempre tentamos buscar soluções adequadas, na tentativa de recuperarmos a família e principalmente a criança e o adolescente, fazendo com que se afaste o modo precário de punição, chamado FEBÉM, que nunca recupera o jovem, mas deixa sim sequelas irremediáveis!
Pelo Conselho Tutelar de Orós
O portal No Pátio traz uma novidade em primeira mão. Ciro Gomes (PSB), um dos políticos mais conhecidos e respeitados do Brasil, já foi deputado estadual e federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro por duas vezes e agora terá mais uma nova profissão no currículo. O ex-ministro estreará amanhã (6) como comentarista no programa jornalístico Tema Quente, da Rede TV. O programa, que é apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar, vai ao ar direto de Brasília, das 18:15 as 19Hrs, de segunda a quinta-feira. Ciro participará ativamente dos programas, comentando as principais notícias e temas mais abordados e discutidos dentro da política e economia do país e do mundo.
Em declaração exclusiva para o portal No Pátio, Ciro Gomes afirmou estar feliz em ter aceito o convite e ter boas expectativas em relação a sua participação como comentarista. “Aceitei o convite por ter grande respeito por Kennedy Alencar, que vejo como um jornalista bastante sério e também vejo a minha participação no programa (Tema Quente) como uma boa oportunidade de me envolver e opinar mais ativamente nas discussões do cenário da políticia nacional”.
Valter Lessa
Quando se fala na quase esquecida transposição do Rio São Francisco para o Nordeste brasileiro, ainda pairam no ar várias dúvidas. Trata-se realmente de um projeto viável sob o ponto de vista técnico, econômico e social, ou simplesmente uma utopia meramente política, ou, mais ainda, a famosa indústria da seca, tão arraigada aos hábitos dos políticos da região? O alarme em nível nacional e até internacional do bispo de Barra, Dom Luis Flávio Cappio, inclusive com uma prolongada greve de fome, tinha sentido? A reação contrária de renomados técnicos e estudiosos do problema, respaldados em dados científicos ao mega-empreendimento, por que não foram levados em consideração?
Ontem (03/12) me encontrei com o gerente da Cagece em Orós o senhor Everaldo e ele nos falou que leu a matéria que postamos há alguns dias sobre um buraco na Rua Joca Nonato no mutirão Wellington Jr. Buraco esse aberto quando a Cagece instalou a tubulação de água do loteamento Garcia há quase dois anos este tal buraco é a causa de muitos transtornos para os moradores da rua.
Já tínhamos batido em várias portas em busca de uma solução e o velho jogo de empurra lá, empurra pra cá, que o filho é teu foi o que mais ouvimos.
Mais agora uma solução parece esta a vista o gerente da Cagece Orós nos garantiu que em breve o buraco será fechado para nossa alegria.
Agradecemos a atenção da Cagece Orós para com o Portal Orós e principalmente com os moradores da Rua Joca Nonato que aguardam ansiosos o fechamento do buraco.
Josemberg Vieira.
Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano tem o objetivo de promover a cidadania e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
Para garantir o cumprimento eficaz das propostas, o ministro Alexandre Padilha assinou no último dia 16, portaria que institui o Comitê Nacional de Assessoramento e Apoio às Ações de Saúde do Plano Nacional para Pessoas com Deficiência. Com investimento de R$ 1,4 bilhão, de um total de R$ 7,6 bilhões, o eixo da saúde ampliará ações de prevenção às deficiências, criação de um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal, com um maior número de exames no Teste do Pezinho.
O Ministério também está estruturando a Rede de Atenção à Saúde Pessoa com Deficiência, que será um conjunto de serviços, ações e estratégias de saúde com o objetivo de garantir a assistência integral a toda população que necessita deste tipo de atendimento.
Fonte: Agência Saúde