ORÓS GANHA PRÊMIO ESCOLA NOTA 10.
A Prefeitura Municipal de Orós está comemorando uma conquista histórica, o prêmio ESCOLA NOTA 10. A E. E. F PE. Djalvo Bezerra Alencar no Distrito de Palestina e, Manoel Raimundo Montanha no distrito de Guassussê ficaram entre as 150 melhores escolas cearenses com melhor Índice de Aprendizagem no 2º Ano do Ensino fundamental.
A Prefeita Fátima Maciel, o Secretário de Educação José Lopes, e uma comitiva formada pelas técnicas da educação, diretores, professores das escolas premiadas receberam das mãos do Ministro Fernando Hadad e do Governador Cid Gomes, a Premiação - ESCOLA NOTA 10, em uma solenidade hoje as 14h00min horas no Cambeba.
Entre as sete cidades da Crede 16 aqui na região centro sul apenas Orós com duas escolas e Acopiara com 01 (uma) escola receberam a premiação.
Os resultados alcançados pela Educação do Município de Orós demonstram que a implantação do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), juntamente com o empenho da Prefeita Fátima Maciel, da Equipe da Secretaria de Educação, Núcleo Gestor, Professores, Alunos e Pais garantem o sucesso da alfabetização de todas as crianças da rede pública municipal.
Parabenizamos a todas as escolas da Rede Municipal pelos excelentes resultados alcançados.
O Secretário de Educação de Orós fala sobre a premiação:
Orós está pintada de VERDE escuro! Somos Nota 10.
Comissão Pro Selo UNICEF de Orós se reúne.
Aconteceu ontem (24/05) a tarde no C. S. U reunião da comissão pro selo UNICEF Orós com o objetivo de traçar estratégias de ação e a formação e divisão das equipes de trabalho a reunião contou com a Presença da Prefeita Fátima Maciel, todo secretariado municipal, conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, Ong´s e sociedade civil organizada.
O que é o selo UNICEF?
A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.
Vivemos em um município; moramos em uma cidade e é nela onde nos reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.
Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - Município Aprovado.
O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Expansão - O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.
Metodologia – Daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando à sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.
Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião.
Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade socioeconômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.
Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Etnorracial e Esporte e Cidadania.
Comércio é assaltado em Icó-CE
Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 16hs, a Polícia Militar foi informada a respeito de um roubo, ocorrido no Mercadinho São Lucas , localizado na Rua General Piragibe, em Icó.
A vítima foi Raquel Rodrigues Penaforte, 22 anos, que encontrava-se no caixa do mercadinho, quando dois indivíduos encapuzados chegaram e anunciaram o assalto, levando cerca de R$ 200,00 em dinheiro, além de cigarros e outros pertences de clientes.
O policiamento entrou em diligência e conseguiram apreender dois menores infratores suspeitos do crime, um de 17 e outro de 16 anos. Com eles, foram encontrados R$ 34,00 em dinheiro, além de duas carteiras de cigarros. Os dois foram conduzidos até a Delegacia de Policia Civil de Icó.
Tags: Icó, policia
Fonte: Quixelô Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário