A encenação é ambientada no “Cine
Pornô” uma prostituta do cinema se debruça ao desejo escabroso de homens
dilacerados pelo pecado.
Bebida, cigarro, cheiro de sexo
são elementos que compõe sórdido cinema. No decorrer do Strip-tease a “garota”
Neusa Suely conduz o público até o quarto dela pra relatar um pouco da sua
vida. Lá, será revelado como vivem as “meninas da noite”.
O texto se desenvolve quando Vado
percebe que Neusa Sueli não deixou dinheiro como de costume. Confirmado que o
dinheiro foi deixado em cima do criado mudo, a suspeita de que alguém pegou o
dinheiro cai sobre o homossexual Veludo que é chamado ao quarto, onde Vado o
interroga de maneira sórdida.
Nesse ambiente são expostas as pobrezas humanas
de três personagens reais que sobrevivem à margem da sociedade. Arte e
consciência social. Segundo o crítico e historiador de teatro, Décio de Almeida
Prado, "Plínio tinha uma experiência humana ligada às classes pobres e
levou esse mundo para o teatro, até então em grande medida desconhecido. O
teatro dele não era exatamente político, de pobres contra ricos, mas trazia uma
experiência amarga dos pobres, e isso representou uma grande novidade.
"Navalha na Carne" é uma peça com muita força, com três excluídos que
sofrem e nos fazem sofrer".
Currículo do espetáculo:
* Edital Premio myriam Muniz 2009
* Espetáculo Selecionado pra
Mostra de Teatro de São Luis
* Espetáculo Selecionado pro
Festival Nacional de Limeira (Indicação melhor Atriz)
* Espetáculo Selecionado Mostra
Despudorada BNB 2011
* Espetáculo Selecionado Ocupação
do BNB 2012
Grupo Imagens – Projeto Plínio
Trilogia
Antes de tudo, fundamentamos a
importância deste projeto pela grandeza e atualidade da obra de Plínio Marcos.
O autor, que se celebrizou com a máxima “eu vim para incomodar”, ou ainda com
uma outra “não são minhas peças que são atuais, os problemas do país é que não
mudaram”, dá ao Grupo Imagens a necessária provocação em direção a um teatro ao
mesmo tempo polêmico, “desagradável”, e que toca em questões essenciais da
problemática social brasileira que, infelizmente, parecem incorporarem-se com o
tempo, progressivamente.
É por esse motivo que o grupo vem
construindo, em suas pesquisas sobre o universo pliniano, uma forma teatral
própria, mas que, a exemplo das instigações do dramaturgo paulista, é viva,
ardente, confundindo-se com a realidade, não se bastando nos limites
emparedados da caixa cênica. O grupo Imagens procura, nas suas encenações,
propiciar verdadeiras imersões vivenciais dessa realidade problemática por
parte de público e artista – o que entendemos ser de grande contribuição para a
cena cearense, na medida em que se produz um teatro atrelado às pulsações urbanas,
menos “cerimoniosas”, reverente, e mais vivencial, ativo, vivo.
Esse tipo de proposta decerto
explica o êxito de público obtido pelo grupo ao longo das várias temporadas
empreendidas pelo primeiro espetáculo de sua “trilogia maldita”, “O Abajur
Lilás”, que, ao confundir palco e plateia num clima agitado e realista de
cabaré, tem apresentando novas possibilidades teatrais de grande empatia
popular. O referido espetáculo acumula em seu currículo dezenas de
apresentações por Fortaleza, em espaços tão diversos quanto o Teatro José de
Alencar, o SESC Iracema e o Chopp do Bixiga, marcadas pelo grande afluxo de
audiência, o que atesta o seu reconhecimento pela cidade, assim como contribui
para o incremento do interesse pela arte teatral.. A prestigiosa escritora
Tercia Montenegro, em sua coluna no jornal O Povo, definiu a peça como de uma
“ousada maturidade”.
SERVIÇO:
DIAS: 09 e 10 de março sempre às 20h.
LOCAL:Sede da CIA ORTAET (
AV.PERIMETRAL)
INGRESSOS: R$ 5 - Preço único
CONTATOS : 88 99833687
CENSURA:18 anos
Por: Edson Cândido
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