Grupo de teatro é selecionado com
2 (dois) espetáculos para festival nacional na BA. Grupo há 11 anos com um
trabalho já consolidado no cenário brasileiro.
Já conhecido no circuito teatral de Fortaleza
por seus espetáculos polêmicos e que trazem aos palcos personagens que
majoritariamente vivem às margens da sociedade, o Grupo Imagens de Teatro rompe
as barreiras estéticas, físicas e conceituais e mais uma vez leva o teatro
adulto para outros públicos. Esta semana a trupe foi selecionada com dois
espetáculos para participar do Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT), que
ocorre nos dias 11 a 16 de novembro em Lauro de Freitas, na Bahia. “Dr. Qorpo”
e “Navalha Na Carne”, releituras das obras dos dramaturgos Qorpo Santo e Plinio
Marcos, respectivamente, concorrem na mostra na categoria ‘teatro adulto’.
Vale reforçar o feito da seleção,
uma vez que das mais de oitenta inscrições de todas as regiões do país, foram
escolhidos para integrar a grade oficial do FIT Bahia, os mais variados
espetáculos: de rua, de palco adulto e infantil, uma verdadeira miscelânea para
agradar todos os gostos. No total, foram selecionados trinta espetáculos, sendo
quinze na categoria adulto, nove na categoria infantil e sete na categoria rua,
oriundas de doze estados brasileiros: Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal,
Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná,
Rio Grande do Sul e Bahia.
O espetáculo DR QORPO já
participou de mais de 06 festivais de teatro ganhando mais 15 premiações e
reconhecimento na Assembléia Legislativa do Estado.
Currículo do Grupo
Teve origem em janeiro de 2002, quando seus
integrantes iniciaram o estudo para montagem do espetáculo Imagens, de Benedito
Rodrigues Pinto, por ocasião do conhecimento de algumas pessoas durante uma
oficina de teatro realizada no SESC/Ceará.
O Diretor do Grupo, Edson
Cândido, havia montado um espetáculo do mesmo autor, Meia-Sola, no Estado de
São Paulo e enveredou pela linha de montagem realista de autores ditos
“Malditos”.Para dar vida a essas obras, experimentos foram realizados pelo
grupo, através do Teatro Itinerante de Plínio Marcos, apresentando Navalha na
Carne, Abajur Lilás e Dois Perdidos Numa Noite Suja, à porta da Boate Divine
(Boate GLS no Centro de Fortaleza) no horário de meia noite.
Os resultados obtidos com aquela
empreitada, pelos sentimentos despertados no público e no elenco, culminaram
com a certeza de trilhar o caminho certo.
O trabalho de um grupo como o
Imagens não se limita a um nicho cultural. Sua ambição, sua volúpia, é pela
sociedade em geral, mantendo um elo vivo com seu lugar de existência, a cidade
de Fortaleza (partindo dela para o mundo, mas sempre a adotando como referência
de sua construção). É o que explica, por exemplo, a assimilação, no seu elenco,
de integrantes dos mais variados contextos sociais de Fortaleza, a apresentação
de suas montagens igualmente em contextos distintos, que vão de teatros
convencionais (como o José de Alencar, SESC, Universitário, etc.), à
apropriação de espaços alternativos, como bares, praças, lonas de circo,
inferninhos, etc. Seu público é também heterogêneo, contemplando dos
frequentadores habituais de teatro às mais diversas classes sociais. Não é à
toa: o teatro do Imagens, afora primar pela qualidade estética em tudo o que
faz (reconhecida por sucessivas premiações e por tantas casas
cheias),destaca-se pela consecução de um teatro popular, vibrante, vivo, na
fronteira entre o formal e o performático, próximo de um grande ritual festivo,
a discutir, abertamente, aspectos prementes da realidade que o rodeia.
Breve resumo da encenação e currículo
espetáculo DR QORPO
A encenação aborda uma estética surreal
permeando pelo teatro do absurdo, suas personagens são fruto dele mesmo, autor
de vanguarda nada está aquém. Na obra de Qorpo Santo, encontramos o surrealismo
e elementos do Manifesto Antropofágico lançado por Oswald de Andrade na década
de 1920. Para tanto realizaremos um estudo sobre dadaísmo, surrealismo,
antropofagismo e tropicalismo, para daí pesquisar sobre o grotesco na arte,
pois queríamos que na encenação o ator procurasse um corpo que denominamos de
“corpo grotesco” ou “corpo surrealista” para abrigar os personagens solicitados
pelo autor através de rubricas, como por exemplo: “Note-se: estas figuras devem
ser as mais exóticas que se pode imaginar.”
Não seguindo, portanto uma
narrativa linear tradicional, diversas obras ou trechos de Qorpo Santo são
apresentados como uma teia cênica-textual, mas evidencia-se neste trabalho a
história do açougueiro José Ramos e sua esposa Catarina Palsen, onde ambos
assassinavam pessoas para comercializar “linguiça humana” – acontecimento pouco
divulgado mesmo no Rio Grande do Sul. Assim, o texto será elaborado das
improvisações colaborativo diretor-ator, colagem e trechos de diversas obras de
Qorpo Santo, na qual o próprio autor
participa, escrevendo e atuando, fazendo uma representação de si mesmo,
retratando o período em que esteve internado em diversos sanatórios para fazer
exames que pretendiam esclarecer a sua condição de louco e assim determinar a
sua interdição. O texto procura determinar a importância social da interdição
de Qorpo Santo e o que isso representou na sociedade portoalegrense do século
xix, dialogando o com o atual momento dos manicômios existenciais fazendo uma
provocação quanto politica empregadas nos manicômios.
Diversos figurinos de época
estilizados flutuando pelo espaço e folhas de papel espalhadas pelo chão, o
cenário lembra um hospício, um sótão ou o inconsciente do autor descoberto um
século após a sua morte, como tantos artistas incompreendidos, à frente de sua
geração. A encenação se vale de elementos biográficos, nos figurinos lê-se
obras do autor, a ideia seria uma visita ao manicômio, onde teremos diversas
histórias narradas pelos internos, a linguagem ultrapassa a quarta parede,
atingindo o pensamento do público, provocando-o a questionar seus anseios e sua
arte.
Composto de 04 atores em cena e 01
músico,onde os atores fazem diversos
personagens.Todos os elementos do espetáculo mostram movimentação e busca de
corpo surrealista, grotesco, impactando a todo instante com a plateia, levando
ao objetivo final de despertar o automatismo psíquico dessa forma de arte.
Dessa forma, levantamos questões acerca das concepções de surrealismo e de
absurdo, através de textos e movimentos marcados em um ambiente que lembra um
manicômio do século xix em sua essência, e não em sua forma.
Prêmios
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO PIAUÍ (Teresina
/Outubro/ 2007) - Prêmios: melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator
coadjuvante e melhor atriz.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO
DE CURITIBA (Março/2008)
Espetáculo convidado
ESCOLHIDO UM DOS 15 MELHORES
ESPETÁCULOS DA MOSTRA FRINGE
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO
AMAPÁ (Maio/2008)
Espetáculo convidado
Prêmio: melhor Direção
Indicações: melhor espetáculo e
melhor cenografia
FESTIVAL NACIONAL DE IPATINGA/MG
– (Junho/2008)
Prêmios: melhor espetáculo,
melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor trilha sonora
PRÊMIO DE MELHOR ESPETÁCULO 2007 – PRÊMIO
BALAIO
III CANOARÁ – Festival de Teatro de Canoa
Quebrada e Aracati (Maio/ 2008)
Breve resumo da encenação e currículo do
espetáculo NAVALHA NA CARNE
Navalha na Carne do Grupo Imagens de Teatro
coloca o público como conivente desde o seu início, cruzando com prostitutas,
que vagueiam pelas dependências do teatro como que nas ruas, em busca de
clientes. Ao fundo, ouve-se um locutor, convocando os passantes, em altos brados a exercerem a
sua libido adentrando no CINE TENTAÇÃO. O ambiente criado pelo grupo é uma
perfeita imagem dos diversos cinemões visitados por todo o Brasil, com
projeções de filmes eróticos, faixas, balões, luzes vermelhas. Já acomodado, o
público ouvirá o glorioso anúncio da principal atração da noite: o strip-tease
de Viviane, a Internacional (Neusa Suely). A cena vai do surpreendente ao
grotesco. A música é sertaneja e os movimentos são pesados, cansados,
apelativos. Após uma parada brusca na música, a transmutação para o desenrolar
da trama no sórdido quarto de bordel.
Após uma noite inteira de viração, Neusa Suely finalmente chega em casa.
Destaque especial para a cena final, em que ouve-se a real voz de Plínio Marcos
em: Nas Quebradas do Mundaréu.
Prêmios
Prêmio Balaio 2011:
Homenagem ao Grupo Imagens de
Teatro pela produção de Navalha na Carne
Melhor Atriz , Melhor Ator , Melhor
Ator Coadjuvante
- Espetáculo homenageado na Assembléia
Legislativa – Direitos Humanos
-Indicação de Melhor Atriz no
Festival Nacional de Limeira/SP
Elenco do Grupo: Lana Gurgel, Sólon
Nogueira, Kátia Camila, Fábio Frota, Músico e Sonoplasta: Daniel Escudeiro Direção,
Produção e Assessoria: Edson Cândido
Alguns vídeos:
Edson Cândido- 97185506 / gimagens@gmail.com
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