O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da
Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade a implementação
do "Programa em Defesa da Vida", realizará novo concurso público para
a Polícia Civil, com o objetivo de ampliar o número de delegacias que funcionam
24 horas e de fortalecer o trabalho da polícia judiciária. O governador Cid
Gomes autorizou, na última sexta-feira (09), o secretário da Segurança Pública
e Defesa Social, Servilho Paiva, a adotar as medidas necessárias para a
abertura de concurso público para a contratação de 763 novos policiais civis,
sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores.
A necessidade de ampliação do número de delegacias 24 horas e
a localização dos equipamentos que passarão a ter o horário estendido foram
apontadas após observações produzidas e consolidadas em razão da demanda
criminal nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), comandadas por um
delegado, um oficial da Polícia Militar e um oficial do Corpo de Bombeiros.
A medida propiciará vários benefícios, como por exemplo, um
atendimento à população em tempo integral, mais rápido e mais próximo da
realidade da respectiva comunidade e maior eficiência e eficácia na resolução
dos crimes ocorridos na área. A ampliação do número de delegacias 24 horas
também possibilitará a fixação e a potencialização do policiamento ostensivo e
preventivo a cargo das equipes da Polícia Militar, além da redução dos custos
com combustível e manutenção das viaturas, visto a consequente redução de
deslocamento das equipes da PM para lavratura de flagrantes em outras áreas,
especialmente à noite e nos finais de semana, quando só os polos plantonistas
funcionam. A medida ainda promoverá uma maior integração entre as forças de
segurança que atuam na respectiva AIS, o conhecimento decorrente da troca
continua de informações sobre os criminosos e tipos de delitos que são
praticados na área.
Uma portaria do Secretário da Segurança Pública e Defesa
Social indicará as delegacias 24 horas que, inicialmente, se somarão as já
existentes na Capital, Região Metropolitana e Interior, sempre levando em conta
a mancha da criminalidade. A portaria regulamentará ainda a formação em bloco
dos concursados (Delegados, Inspetores e Escrivães), visando o funcionamento
adequado das delegacias 24 horas logo após a nomeação dos aprovados, bem como
os critérios de escolha de vagas que se dará pela ordem de classificação no
curso de formação.
Uma comissão composta por dois representantes da SSPDS, dois
da Polícia Civil, dois da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e um da
Academia Estadual de Segurança Público (Aesp) será nomeada para dar
prosseguimento aos trâmites do concurso.
Com informações da
SSPDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário