Juazeiro do Norte Motoristas que
trafegam frequentemente por trechos de rodovias que cortam o Ceará cobram
providências de autoridades em relação à falta de segurança nas estradas. Os
condutores, na maioria profissionais no transporte de cargas, se dizem
temerosos com o número de assaltos ocorridos nos últimos meses, bem como com a
quantidade de animais soltos às margens das pistas de rolamento e, ainda, por conta
da falta de sinalização vertical e horizontal nas rodovias. Os motoristas
também apontam a existência de buracos de grandes dimensões em alguns trechos
da BR-116, principalmente no Interior do Estado, é da BR-222, na altura dos
municípios de Irauçuba e Forquilha, na Zona Norte do Ceará.
Na região do Cariri, as
reclamações são direcionadas ao trecho que liga o município de Crato ao de Exu
(PE), e na divisa entre o município de Ipaumirim e Cajazeiras (PB). Há, ainda,
reclamações por conta da falta de policiamento rodoviário nas regiões próximas
as chamadas "áreas de divisa", onde há funcionamento de postos
fiscais. Nestes locais, conforme afirmam os condutores, furtos, roubos e
assaltos acontecem cotidianamente.
Conforme o presidente do
Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes de Mudanças, Bens e
Cargas do Estado do Ceará (Sindicam), José Tavares, uma das maiores
dificuldades enfrentadas pelos motoristas é a falta de policiamento nas
estradas. "Antigamente nós tínhamos grande preocupação em relação à
qualidade das nossas estradas. Hoje, em 80% delas, há boas condições de
trafegabilidade. A grande dor de cabeça é a falta de policiamento. Nas rodovias
federais principalmente. Nos novos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o
motorista sequer tem condições de saber se há ou não policiamento. Os vidros
são todos escurecidos. A fiscalização vem sendo realizada por meio de sistemas
de monitoramento", queixa-se.
Segundo ele, principalmente no
período noturno, dificilmente se percebe uma viatura da PRF circulando nas
imediações dos locais onde o órgão possui base fixa. "As viaturas que
ficam paradas deveriam circular pelos trechos próximos às bases, pelo menos,
gerando sensação de tranquilidade aos motoristas", observa.
Cargas
Ele ressalta que, nas regiões de
divisa com outros Estados, a situação é ainda mais grave. "Como a Polícia
tem feito várias operações de combate ao tráfico de drogas, os bandidos
voltaram a praticar o roubo de cargas. Muitas vezes, nos postos fiscais
próximos às divisas, o ladrão se passa por motorista só pra tomar conhecimento
da carga que está sendo transportada e, posteriormente, efetuar o assalto. Há
casos que levam até o caminhão embora. Isso só acontece por conta da falta de
policiamento nas estradas", ressalta.
Na Zona Norte do Ceará, duas
rodovias são apresentadas como palco de assaltos e acidentes constantemente. A
primeira, liga os municípios de Camocim e Granja, no Litoral Oeste. O trecho da
CE-402 é conhecido pelos moradores das duas cidades como trecho preferido para
assaltos. Segundo o taxista Airto Neri, que costuma pegar corridas
intermunicipais, nesse trecho, ele passa apenas durante o dia, evitando
retornar à noite. "De noite é muito escuro, e os meus passageiros, muitas
vezes moradores da região, me avisam que é melhor eu pernoitar em Granja ou
Camocim e evitar pegar a estrada", afirma.
Outro trecho com a mesma fama é a
ladeira da Lapa, na Serra da Ibiapaba, onde, além de acidentes devido às curvas
acentuadas, bandidos de motocicletas costumam agir, tanto de dia quanto de
noite. Um frentista de um posto, que preferiu não se identificar, conta que
normalmente eles andam em bandos de três a cinco motos, e moram em comunidades
das redondezas. "Sempre fica um do lado de cima, observando o carro que
vai descer e se não há muito trânsito, e dá sinal aos outros, que descem
cercando o carro. Quase todo dia temos notícias de assalto", contou.
No Sertão Central, poucos
motoristas se arriscam a trafegar no período noturno pelas principais rodovias
intermunicipais e interestaduais que cortam a região. Apesar de praticamente
não haver registros nas delegacias da Polícia Civil, referentes a assaltos nas
CEs e BRs, as queixas dos condutores são muitas. Como em outros trechos do
Ceará, os motoristas não percebem a circulação de viaturas das polícias
rodoviárias Estadual e Federal durante o dia, quanto mais após o sol se por,
quando os criminosos preferem agir.
Segundo registros da Polícia
Militar o mais recente caso de violência em rodovias do Sertão Central ocorreu
no fim da tarde da última quarta-feira, 17, na CE-265, na zona rural de
Quixeramobim. Um motorista de lotação foi assassinado. O veículo seguia da
localidade de Flores para o Centro da cidade quando foi abordado por dois
motociclistas. Os passageiros foram obrigados a descer e o motorista foi
executado, a tiros.
Acidentes
Os acidentes verificados nas
rodovias também assustam os motoristas. Muitos, inclusive, apontam o número de
animais que perambulam pelas estradas como o principal fator dos sinistros.
"Tem muito animal solto pelas estradas aqui no Ceará. A gente passa pelos
postos de fiscalização, tanto os estaduais como federais e, em frente às bases,
os animais ficam circulando sem que ninguém faça nada. O descaso é muito
grande", afirma o caminhoneiro Ronaldo de Oliveira, que há 15 anos
transita por diversos trechos do Estado.
As estatísticas da Polícia
Rodoviária Estadual (PRE), no entanto, apontam uma redução no número de
acidentes nas CEs. Nos primeiros onze meses do ano foram registrados 3.231
acidentes. Em 2013, foram contabilizados, no mesmo período, 3.712. Foram
registradas 470 mortes nas rodovias estaduais no ano passado e 452 até o início
de dezembro deste ano. Os trechos de maior índice de acidentes estão em pontos
da CE-040 e CE-060. Os acidentes são motivados pela imprudência dos condutores
em desobedecer as sinalização e a lei de trânsito. A maior incidência é com
motociclistas não habilitados.
Já a PRF informou que, de agosto
de 2013 a julho de 2014, atendeu 3.974 acidentes, com 1.016 feridos graves e
270 mortes. Destes, 161 acidentes foram do tipo colisão frontal, causando a
morte de 72 pessoas e lesionando 120 gravemente. O intervalo do Km-0 ao Km-10
da BR-222 é o trecho mais crítico no Estado do Ceará, pelas características de
zona urbana.
Para frear o avanço destes
números no Ceará, a PRF está desenvolvendo a Operação Rodovida. Em relação aos
animais soltos nas pistas a PRF informou que utiliza de cinco veículos para a
apreensão. Durante o ano, já apreendeu mais de dois mil , entre equinos,
caprinos, bovinos, asininos e muares, uma média de 110 por mês.
DIÁRIO DO NORDESTE - Roberto
Crispim / Sucursais Colaborador
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