quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PETROBRAS APRESENTA EM ORÓS A PEÇA DE TEATRO “NAVALHA NA CARNE” DE PLÍNIO MARCOS

A Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará promove, de dezembro de 2014 a março de 2015, a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. Através de edital, foram selecionados 16 grupos e artistas, nas áreas de artes cênicas e música, para promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Ao todo, serão até 144 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).

O espetáculo, adaptado do texto do dramaturgo Plínio Marcos, se passa num cine pornô e retrata o duro submundo brasileiro.

O Grupo Imagens apresenta sua leitura de Navalha na Carne, peça mais encenada do dramaturgo Plínio Marcos, que relata a história de três personagens em um quarto de bordel: a prostituta Neusa Suely, o cafetão Vado e o empregado homossexual Veludo. É o retrato duro do submundo brasileiro, com suas gírias, violência, opressão e luta de cada personagem pela sobrevivência, utilizando-se de chantagem, sedução e humilhação.

Longe de ser uma mera encenação de texto, o espetáculo convoca o público a participar, desde o início, do universo dos cinemões eróticos brasileiros, ao deslocar prostitutas para vagar pelas dependências do teatro em busca de clientes. Ao fundo, o locutor chama os passantes, em altos brados, a exercerem a sua libido adentrando no Cine Tentação. 

O pitorescoambiente criado pelo grupo inclui ainda projeções de filmes eróticos, faixas, balões e luzes vermelhas. Já acomodado, o público acompanha o strip-tease de Viviane, a Internacional (Neusa Suely), com seus movimentos pesados e apelativos, numa que cena vai do surpreendente ao grotesco.

Ganhador de prêmios como Myriam Muniz, Prêmio Balaio e Festival Nacional de Lauro de Freitas, na Bahia, o espetáculo passou um ano em intenso processo de produção e pesquisa visitando hospícios, presídios, cinemas pornôs, cabarés, praças, boates, além de participar de palestras com psiquiatras e historiadores. Uma gravação com a voz real de Plínio Marcos, em Nas Quebradas do Mundaréu, poderá ser ouvida ao final do espetáculo.

Fotos:  Giulian Soares

::SERVIÇO::

Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará
NAVALHA NA CARNE (Teatro)
Grupo Imagens
Cidade:Orós
Local: Clube do Rio Seco - Orós
Horas: 19h
Dias: 26, 27 e 28 de Fevereiro
Entrada: Gratuita

Censura:  18 Anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário