sábado, 4 de abril de 2015

SAIBA COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL DIRIGINDO

Em tempos onde o litro da gasolina chega a R$ 3,59 - segundo último levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) , e os outros combustíveis também seguem com preços elevados, é importante saber que o consumo de combustível está ligado diretamente à manutenção preventiva e à forma como o condutor dirige. Se tem o "pé pesado", isto é, acelera em desacordo com o câmbio, vai gastar mais. Para especialistas, como Godofredo de Souza, gerente de pós-vendas da Nacional, concessionária Volkswagen, em Fortaleza, é fundamental olhar o manual do proprietário para seguir à risca os prazos de troca de filtros, velas e componentes da ignição e injeção eletrônica. Ele também salienta que não adianta a manutenção estar em dia se o motorista dirigir errado ou não seguir dicas básicas.

Para começar, o profissional lembra que a calibragem é um elemento importante. "Além de desgaste da borracha, pneus murchos influenciam diretamente no rendimento. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo. A indicação correta de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na porta do carro", afirma.

Em relação ao peso, quanto mais pior. Especialistas comparam que quanto mais peso você carrega nos braços, mais força faz para se movimentar. É exatamente igual com os carros. Quanto mais carregado, mais sofrem. Ou seja, o motorista precisará acelerar mais para arrancar e para fazer o veículo chegar à velocidade desejada. É importante também observar o peso máximo recomendado pelas montadoras, que também está no manual do proprietário.

Ar, marchas e aceleradas

Segundo Godofredo, ar condicionado ligado aumenta, em média, 20% o consumo do veículo. Porém, não dá para ficar sem ar em dias quentes, como está ocorrendo em Fortaleza. O que ele recomenda é desligar dois ou três minutos antes de chegar ao destino. "E não pense que andar com os vidros abertos sempre significa economia. A partir dos 80 km/h a entrada lateral de vento faz o veículo gastar mais do que se estivesse com os vidros fechados", aponta o especialista.

O profissional enfatiza que o combustível certo também é o segredo. Quase todas as montadoras especificam qual o uso de combustível ideal para seu carro, se premium ou não. Ele também condena as aceleradas desnecessárias. Segundo Godofredo, nos carros novos não há mais a necessidade de aquecer o motor antes de sair. Ele vai se ajustando conforme vai aquecendo.

'Banguela' que nada
Outra dica do gerente é que, mesmo em descidas, o veículo deve ficar sempre engrenado, e não no chamado ponto morto. "Primeiro por questão de segurança, por causa do freio. Segundo porque deixar o carro engatado na descida gasta menos combustível do que se ele estiver em ponto motor, a popular 'banguela'", finaliza.

Jota Pompílio Repórter


DIÁRIO DO NORDESTE 

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