Em tempos onde o litro da gasolina chega a R$ 3,59 - segundo
último levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) , e os outros
combustíveis também seguem com preços elevados, é importante saber que o
consumo de combustível está ligado diretamente à manutenção preventiva e à
forma como o condutor dirige. Se tem o "pé pesado", isto é, acelera
em desacordo com o câmbio, vai gastar mais. Para especialistas, como Godofredo
de Souza, gerente de pós-vendas da Nacional, concessionária Volkswagen, em
Fortaleza, é fundamental olhar o manual do proprietário para seguir à risca os
prazos de troca de filtros, velas e componentes da ignição e injeção
eletrônica. Ele também salienta que não adianta a manutenção estar em dia se o
motorista dirigir errado ou não seguir dicas básicas.
Para começar, o profissional lembra que a calibragem é um
elemento importante. "Além de desgaste da borracha, pneus murchos
influenciam diretamente no rendimento. A calibragem deve ser feita a cada 15
dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus
dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo. A indicação correta de
calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na porta do
carro", afirma.
Em relação ao peso, quanto mais pior. Especialistas comparam
que quanto mais peso você carrega nos braços, mais força faz para se
movimentar. É exatamente igual com os carros. Quanto mais carregado, mais
sofrem. Ou seja, o motorista precisará acelerar mais para arrancar e para fazer
o veículo chegar à velocidade desejada. É importante também observar o peso
máximo recomendado pelas montadoras, que também está no manual do proprietário.
Ar, marchas e aceleradas
Segundo Godofredo, ar condicionado ligado aumenta, em média,
20% o consumo do veículo. Porém, não dá para ficar sem ar em dias quentes, como
está ocorrendo em Fortaleza. O que ele recomenda é desligar dois ou três
minutos antes de chegar ao destino. "E não pense que andar com os vidros
abertos sempre significa economia. A partir dos 80 km/h a entrada lateral de
vento faz o veículo gastar mais do que se estivesse com os vidros
fechados", aponta o especialista.
O profissional enfatiza que o combustível certo também é o
segredo. Quase todas as montadoras especificam qual o uso de combustível ideal
para seu carro, se premium ou não. Ele também condena as aceleradas
desnecessárias. Segundo Godofredo, nos carros novos não há mais a necessidade
de aquecer o motor antes de sair. Ele vai se ajustando conforme vai aquecendo.
'Banguela' que nada
Outra dica do gerente é que, mesmo em descidas, o veículo
deve ficar sempre engrenado, e não no chamado ponto morto. "Primeiro por
questão de segurança, por causa do freio. Segundo porque deixar o carro
engatado na descida gasta menos combustível do que se ele estiver em ponto
motor, a popular 'banguela'", finaliza.
Jota Pompílio Repórter
DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário