Até julho de 2016, o Aeroporto Internacional de Jericoacoara estará operando. Assim, poderá se concretizar os planos da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) de integrar Jeri, Canoa Quebrada, Iguatu, São Benedito e Fortaleza por meio de voos regionais. Foi o que revelou ao O POVO o secretário do Turismo Arialdo Pinho. Ele participou da a 24ª BNTM (Brazil National Tourism Mart), no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
A pista do aeroporto de Jeri equipara-se á do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A de Aracati já está apta para voos regionais. “Desses destinos, podemo levar o turistas à destinos próximos para ampliar a experiência no Estado”, afirmou o secretário.
Outro plano de curto prazo da Setur é reforçar os atrativos das praias e reforçar o turismo na região do Cariri. “Há sete voos por dia partindo de lá. Estamos tentando colocar mais dois. Lá tem, por exemplo, o Geopark, o único da América Latina”, ressaltou.
Da BNTM, uma das decisões para integração entre os Estados e fortalecer o turismo no Nordeste será uma ação com as operadores de turismo de todo o Brasil. Liderado por Ceará, Bahia e Pernambuco, todos os estados vão fazer acordo com as empresas para venderem os destinos no Nordeste prioritariamente.
Haverá contrapartida às empresas, principalmente, em publicidade. Com isso, a movimentação turística, por exemplo no Ceará, deve ser 60% maior.
“Vamos combater o preço que as companhia norte-americanas estão vendendo para Miami. Nós, ao preço que eles vendem só a passagem, vamos colocar hospedagem, café da manhã e traslado para o Nordeste”, adiantou Arialdo.
Novos voos nacionais
O Ceará é um dos três estados que concorre a um hub da TAM Linhas Aéreas. Atualmente, há 56 voos nacionais diários da TAM no Pinto Martins. Com o hub, seriam incluidos mais 46 voos na malha área, além de novos 14 voos internacionais, todos para a Europa. Hoje, são apenas sete e não são diários. Para Arialdo, seria uma nova era do turismo no Ceará.
“Só o voo da TAP semanal, em 10 anos, trouxe para o Ceará 1.090 novas empresas.
Além do esperado
Estavam previstas a realização de 3.663 reuniões na BNTM. Ocorreram 3.916. Esses encontros com os compradores de trade turístico são um termômetro para indicar a movimentação de negócios no evento. Os dados serão divulgados segunda-feira, 1º/6.
O Hotel Vila Galé foi um dos hotéis que participaram da BNTM. Conforme a gerente de Vendas e Marketing Brasil do grupo, Adriana Borges, os resultados foram mais positivos do que o esperado. “Realizamos 52 reuniões de negócios. Todos contatos com interesse dos próprios buyers, a maioria internacionais”, afirmou ao O POVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário