De acordo com o Sistema
Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), realizado em 2016, 86% dos
estudantes da rede pública finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental
alfabetizados. A avaliação demonstra estabilização nos níveis de alfabetização
no Estado, já que, em 2015, o percentual também era de 86%.
A avaliação indica ainda que em
2016, 74% dos alunos do 2º do Ensino Fundamental encontravam-se no nível
desejável de alfabetização e 12% em nível suficiente. No entanto, no último
ano, cerca de 3% dos alunos passaram do nível suficiente para desejável.
A informações foram anunciadas
pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Educação, Idilvan
Alencar, no Palácio da Abolição, na manhã desta terça-feira, 14.
Conforme os dados apresentados,
dos alunos do 5º ano, o padrão de desempenho adequado subiu para 39% em língua
portuguesa e reduziu para 32% em matemática – o único índice em que houve
decréscimo. Já os dados do 9º ano indicam que 14,6% apresentam desempenho
adequado em língua portuguesa e 7% em matemática.
Sobre esta questão, o secretário
Idilvan Alencar projeta mudanças. “Nós avaliamos cinco parâmetros, crescemos em
quatro e caímos em matemática no 5º ano. Já tomamos medidas para isso, vamos
aumentar a carga horária de formação dos professores e também vamos melhorar o
acompanhamento em matemática”, afirma.
O Spaece avaliou 99,2% das
crianças que estão no 2º ano de ensino. De acordo com o levantamento, cerca de
310 mil alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4,5 mil
escolas públicas participaram da avaliação externa. O investimento do Estado
para a realização da avaliação foi de R$ 6 milhões.
“Ainda é um desafio, mas ficamos
muito satisfeitos com o 9º ano. O 9º historicamente no país é difícil ter
crescimento. No ano passado tivemos um crescimento tanto em português quanto em
matemática”, avalia Idilvan.
Redação O POVO Online
Com informações da repórter
Angélica Feitosa
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