terça-feira, 19 de setembro de 2017

CE TEM MAIOR NÚMERO DE ESCOLAS PÚBLICAS CLASSIFICADAS COMO EXCELENTES NO BRASIL


Uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil, aponta, segundo reportagem do portal G1, que o estado do Ceará tem o maior número de escolas de baixa renda classificadas como excelentes. O resultado da pesquisa foi divulgado nessa terça-feira.

De acordo com a pesquisa, são 84 unidades que atendem alunos dos anos iniciais, com destaque para a cidade de Sobral, onde estão 19 escolas. Outras 31 escolas cearenses para estudantes do segundo ciclo do fundamental de baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.

O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as escolas que atendem aos critérios de excelência com equidade nos anos iniciais do ensino fundamental,  correspondentes a  2011, 2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Dinorah Ramos, Mocinha Rodrigues e Raimundo Pimentel Gomes, da cidade de Sobral.

A pesquisa revela, ainda, que, em termos de atendimento aos critérios de excelência com equidade nos anos finais do ensino fundamental em 2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Aquiles Peres Mota, da cidade de  Carnaubal, Inácio de Barros Neto, de Russas, e Francisco Monte, de Sobral.

Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2011, 2013 e 2015
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (31 escolas)

                          Escola  –    estado     –     cidade      rede

·              Professor Nazaré Varela – Amazonas – Carauari – estadual

·              Dinorah Ramos – Ceará – Sobral – municipal

·              Mocinha Rodrigues – Ceará – Sobral – municipal

·              Raimundo Pimentel Gomes – Ceará – Sobral – municipal

·              Emeferico Veríssimo – Mato Grosso – Lucas do Rio Verde – municipal

·              Couto de Magalhães – Goiás – Corumbaíba – municipal

·              Evangélica Monte Moria – Goiás – Goianésia – municipal

·              Pingo de Gente polo – Mato Grosso do Sul – Nova Andradina – municipal

·              Elisa Rabelo de Mesquista – Minas Gerais – Campo do Meio – municipal

·              João Narciso – Minas Gerais – Congonhas – municipal

·              Paulo Barbosa – Minas Gerais – Formiga – municipal

·              Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira – MG – Itaúna – municipal

·              José Teotônio de Castro – Minas Gerais – Lagoa da Prata – estadual

·              Frei Orlando – Minas Gerais – Morada Nova de Minas – estadual

·              Monsenhor Sebastião Vieira – Minas Gerais – Paraisópolis – municipal

·              Frei Leopoldo – Minas Gerais – Patos de Minas – municipal

·              Professor José Luiz de Araújo – Minas Gerais – Rio Paranaíba – estadual

·              Iracy José Ferreira – Minas Gerais – São Gotardo – municipal

·              Prof. Maria Aparecida Passos – Minas Gerais – S.José da Barra – municipal

·              Augusto Werner – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Duque de Caxias – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Erico Veríssimo – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Monteiro Lobato – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Olavo Bilac – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Osvaldo Cruz – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Vinicius de Moraes – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal

·              Idalina P Bonatto – Paraná – Medianeira – municipal

·              São Francisco de Assis – Paraná – Siqueira Campos – municipal

·              Presidente Tancredo Neves – Pernambuco – Tupanatinga – municipal

·              Tobias Barreto – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal

·              Professor Jair Luiz da Silva – São Paulo – Junqueirópolis – municipal


Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013 e 2015

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 escolas) 


                          Escola  –    estado     –     cidade      – rede


·            Aquiles Peres Mota – Ceará – Carnaubal – municipal

·            Inácio de Barros Neto – Ceará – Russas – municipal

·            Francisco Monte – Ceará – Sobral – municipal

·            Armando Ziller – Minas Gerais – Belo Horizonte – municipal

·            Eduardo Senedese – Minas Gerais – Juruaia – estadual

·            João Nunes Ferreira – Minas Gerais – Lambari – estadual

·            Povoado Lagoa de Baixo – Minas Gerais – Rubelita – estadual

·            Rodrigues Alves – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal

·            Rotary – Rio Grande do Norte – Mossoró – municipal

·            Prof. Hebe de Almeida Leite Cardoso – SP – Novo Horizonte – municipal


Anos finais do fundamental

O número de escolas excelentes cai muito quando se avalia os anos finais do segundo ciclo do ensino médio. Apenas dez bateram os critérios da pesquisa em 2013 e 2015 (veja a lista abaixo). Nesta fase, que compreende do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o Brasil também não alcançou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2013, o total de 235 escolas foi classificado como excelente, mas em 2015 apenas 61 dessas continuaram no mesmo patamar de qualidade.

“No fundamental 2 os critérios foram menos exigentes. Acho que é escasso o número de escolas com desempenho satisfatório. Não sabemos se o problema é a formação de professor, se é a distância entre aluno ou professor”, afirma Ernesto Martins Faria.

Um dado alarmante é que em muitos estados das regiões Norte e do Nordeste não há uma escola sequer com bons resultados nos anos finais do ensino fundamental. “Isso mostra que, embora algumas regiões sejam destaque [Ceará, por exemplo], ainda há muita desigualdade no país. Em algumas regiões não há nenhuma escola com resultado aceitável que seja referência e sirva de inspiração ao entorno”, diz Ernesto.


Com informações G1

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