A fabricante de bebidas Heineken
Brasil iniciou o processo de fechamento da unidade produtora de Horizonte, na
Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A empresa informa que a decisão se deu
após estudos de viabilidade do negócio. Ao todo, 179 empregados faziam parte do
quadro de funcionários.
“Além disso, com a nova
configuração resultante da recente integração com as operações da Brasil Kirin,
a Heineken passa a contar com uma malha fabril mais completa no País, passando
de 5 para 15 plantas, incluindo uma localizada no próprio Estado, na cidade de
Pacatuba”, justifica.
Na configuração de funcionários
da fábrica, 134 eram contratados da própria empresa e outros 45 trabalhavam
como terceirizados. “A maioria dos empregados foi desligada, porém alguns foram
transferidos. A empresa, todavia, buscará auxiliar na recolocação destes
profissionais no mercado, por meio de contratação de uma empresa especializada,
e negociou com o Sindicato da categoria um pacote de benefícios a ser pago em
razão do fechamento”, disse em nota a companhia.
A previsão é que até dezembro
todas as atividades da planta de Horizonte estejam encerradas e o processo de
transferência totalmente concluído.
Produção
A produção que atende o mercado
cearense não deve ser afetada com a medida de encerramento das atividades da
fábrica de Horizonte. “É importante ressaltar que a companhia continuará
produzindo seu portfólio nacional em suas plantas espalhadas pelo território
brasileiro e, nesse primeiro momento, as unidades de Pacatuba e Alagoinhas (BA)
passarão a abastecer as regiões atendidas por Horizonte”, afirma.
Em maio a Heineken teve a compra
da Brasil Kirin autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade). Com o negócio, avaliado em 664 milhões de euros (R$ 2,2 bilhões à
época), a participação da cervejaria holandesa no mercado saltou de 9% para
aproximadamente 14%. A negociação também reposicionou a empresa na disputa no
segmento, saltando do terceiro para o segundo lugar, atrás apenas da
Anheuser-Busch InBev (AB InBev).
Saiba mais
A Heineken se estabeleceu
definitivamente no Brasil em 2010, com a aquisição da FEMSA Cerveza, e em 2015
já era a terceira colocada no ranking das maiores cervejarias do País. Segundo
a empresa, as unidades empregam 10 mil pessoas. No mundo, é a segunda maior
cervejaria em rentabilidade e terceira em volume de vendas. São 250 marcas, 85
mil funcionários e atuação em 70 países.
Marcas
A empresa atua no País com as
marcas Heineken, Sol, Bavaria, Kaiser, Glacial, Schin, Baden-Baden, Xingu,
Desperados, Devassa, Cintra, No Grau e Eisenbahn. Também é detentora dos
não-alcoólicos Itubaína, Skinka, Via Schin, Schin (água) e do k (bebida
energética).
Por: O POVO
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