O Ceará vai receber 17 novos médicos brasileiros formados no exterior participantes do Programa Mais Médicos, nas Unidades Básicas de Saúde do estado, a partir desta segunda-feira (9).
Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, 1.375 profissionais que aderiram ao último edital do programa retornaram ao país na última semana para atuar em mais de 800 municípios. Serão 25 estados e o Distrito Federal, além de oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Ainda conforme dados do MS, o número de profissionais brasileiros participantes do programa aumentou 44% em menos de um ano. Com isso, o Brasil representa 45,6% de médicos no Programa Mais Médicos. Com o reforço dos novos profissionais, somado àqueles com diplomas do país, são 8.316 brasileiros no programa.
O Nordeste vai receber 296 novos profissionais. As regiões Sudeste e Sul vão ter 565 e 329 intercambistas, respectivamente.
Essa é a segunda fase do edital. A primeira foi voltada exclusivamente aos médicos brasileiros formados no país. Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde está abrindo oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
De acordo com a pasta, foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos. Até o momento, mais de 1.000 postos foram substituídos por brasileiros.
Veja as cidades cearenses que vão receber os profissionais:
- Acaraú - 1
- Barroquinha - 1
- Camocim - 1
- Canindé - 1
- Croata - 2
- Graça - 1
- Ipaporanga - 1
- Jaguaretama - 1
- Juazeiro do Norte - 1
- Limoeiro do Norte - 1
- Maranguape - 1
- Potiretama - 1
- Russas - 1
- Tabuleiro do Norte - 1
- Tauá - 2
Por: G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário