Os cearenses que desejam se aposentar por tempo de
contribuição parecem não ter vida fácil para conseguirem a aposentadoria. O
motivo é que chegam a levar até quatro meses para serem atendidos nas agências
do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado.
De acordo com reportagem do jornal Diário do Nordeste, os
contribuientes que tentaram agendar um atendimento pela internet na agência do
Instituto em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem só opção
para o dia 16 de maio deste ano.
Na Capital, das oito unidades do INSS, seis agendavam pela
internet um atendimento deste tipo. As agências Centro e Messejana não
dispunham de marcação para o serviço desejado e a unidade do bairro Damas só
disponibilizava o serviço no dia 22 de março, período mais longo encontrado
pelo sistema para a cidade de Fortaleza.
Já a agência da Desembargador Moreira, na Aldeota, marcava
atendimento um dia após solicitado, ou seja, período mais curto para o
contribuinte ser atendido nas unidades da Capital. O INSS não informou o tempo
médio de espera para todos os serviços agendáveis no Estado. Atualmente, o
Ceará conta com 89 agências, sendo 81 no Interior e oito em Fortaleza.
Interior
No Interior do Estado, segundo a pesquisa, a agência de
Quixadá apresentou o período mais longo para ser atendido após a consulta. O
agendamento nesta unidade seria realizado no dia 16 de abril. A simulação levou
em consideração as agências nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Sobral,
Limoeiro do Norte, Itapipoca, Jaguaribe, além de Quixadá.
RMF
Além de Caucaia, na RMF, a pesquisa também foi feita nos
municípios de Maracanaú e Maranguape. Na primeira cidade, com duas unidades do
INSS disponíveis para este tipo de atendimento, os serviços estavam aptos para
marcação nos dias 14 e 26 de março, nas agências Pacatuba e Maracanaú. Já em
Maranguape, o agendamento estava disponível para o dia 21 de março.
Serviços
Cerca de 27 serviços podem ser agendados atualmente pelo site
do INSS. Os principais são “Aposentadoria por Idade Urbana e Rural” e
“Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, mas existem outros como: “Benefício
Assistencial do Idoso”; “Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência”;
“Pensão”; “Salário Maternidade”; e “Seguro Desemprego do Pescador Artesanal”.
Um dos serviços cujo agendamento também podia ser feito
online é a “Atualização de Cadastro”, mas, desde 2016, essa deixou de ser uma
opção para os segurados. Segundo o Instituto, a atualização do Cadastro
Nacional de Informações Sociais (CNIS) é realizada presencialmente, nas
agências, no momento do pedido da aposentadoria ou de qualquer outro benefício.
Ferramenta
O INSS disponibiliza ainda uma ferramenta para facilitar o
atendimento dos segurados. O site Meu INSS (meu.Inss.Gov.Br) pode ser acessado
por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e
realizar consultas, de acordo com o órgão. A ideia é que o segurado seja
diretamente notificado sobre informações como pagamento de benefícios,
exigência de documentos e possibilidade de aposentadoria próxima.
Agência Digital
Conforme o INSS, outra vertente da nova forma de atendimento
que está sendo pensada no INSS é a Agência Digital, em que os requerimentos dos
segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são
digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de
papeis ou processos físicos.
Com informações do Diário do Nordeste
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