A capital cearense teve 80 mil pessoas imunizadas contra a influenza A H1N1 na manhã desta segunda-feira (23), primeiro dia oficial da campanha nacional contra a gripe. Fortaleza já havia antecipado a campanha na sexta-feira (20), quando mais de 30 mil pessoas havia recebido a vacina. O Ceará registra quatro mortes e 27 casos da gripe neste ano, conforme a Secretaria da Saúde.
Durante a campanha serão fornecidas vacinas para 2,6 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários:
- idosos a partir de 60 anos
- crianças de seis meses aos menores de cinco anos
- trabalhadores de saúde
- professores das redes pública e privada
- povos indígenas
- gestantes e mães com até 45 dias após o parto
- pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas
- funcionários do sistema prisional
- Até junho, caso o estado não atinja a meta de vacina todo o grupo prioritário, as doses serão oferecidas também para crianças com idade de cinco a nove anos e pessoas com idade entre 50 e 59 anos.
As doses previnem contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. O tipo que tem despertado maior preocupação nas autoridades e na população é a H1N1, responsável por quatro mortes no Ceará este ano.
Conforme a Secretaria da Saúde, há garantia de doses suficientes para "100% do grupo prioritário". "Nós já recebemos cerca de 855 mil doses para começar a campanha, mas até meados de maio nós vamos garantir 100% das doses", explica.
O Dia "D" de Mobilização Nacional ocorrerá no sábado, 12 de maio. Nessa data, todos os postos de saúde estarão atendendo a população.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário