quarta-feira, 4 de abril de 2018

Manifestantes protestam em Fortaleza pela prisão de condenados em segunda instância



Um grupo de manifestantes realizou um protesto na noite desta terça-feira (3) na Praça Portugal, no Bairro Aldeota, área nobre de Fortaleza, pela prisão de condenados em segunda instância, citando o caso do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com organizadores, cerca de 600 pessoas compareceram ao protesto.

A manifestação ocorreu um dia antes de o Supremo Tribunal Federal julgar o habeas corpus de Lula; se concedido, o ex-presidente só poderá ser preso após trânsito em julgado da sentença. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão.

O público no protesto usava roupas e bandeiras verde-e-amarelo e exibiam cartazes com pedidos da prisão de Lula. Eles também inflaram um "pixuleco", boneco que representa o ex-presidente com roupas de presidiário.

O evento foi organizado pelo grupo "Vem pra Rua" e foi encerrado por volta das 21h. A Polícia Militar do Ceará não divulga estimativa de público presente em manifestações.

Condenação de Lula

Em fevereiro, por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de Lula determinada pelo juiz federal Sérgio Moro e ampliou a pena de prisão do ex-presidente de 9 para 12 anos.

Lula foi acusado pelo Ministério Público de receber propina da empreiteira OAS. A suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma conta de propina destinada ao PT em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras. Segundo o MP, a vantagem foi paga na forma de reserva e reforma do apartamento triplex no Guarujá, cuja propriedade teria sido ocultada das autoridades.

A defesa do ex-presidente nega as acusações e diz que o MPF não apresentou provas dos supostos crimes cometidos por ele.



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário