No terceiro dia de 'lockdown', domingo (10), Fortaleza ainda registrou feiras livres em diferentes pontos da cidade. No Bairro Genibaú, bancas foram montadas na Avenida Fernandes Távora para venda de artigos como roupas e alimentos. Outro ponto de comércio livre foi registrado no Bairro Planalto Ayrton Senna. A polícia foi acionada para dispersar as aglomerações. A medida de confinamento rígido passou a valer a partir de sexta-feira (8) no Ceará, conforme decreto estadual, para conter o avanço da Covid-19.
No Genibaú, as bancas se estenderam pela avenida e pela Rua 24 de Outubro. A polícia foi ao local por volta de 9h, orientando os feirantes a desmontar o comércio. Não houve apreensão de produtos, nem autuação no local. De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a dispersão dos feirantes ocorreu sem necessidade de uso da força.
As mortes por Covid-19 no Ceará chegaram a 1.094 neste domingo (10), conforme dados atualizados às 9h31 pela plataforma IntegraSUS, vinculada à secretaria estadual da Saúde. São 16.064 casos no estado, sendo 11.103 apenas na capital, Fortaleza. Os dados também mostram que 7.899 pessoas se recuperaram da Covid-19, ou receberam alta hospitalar, até este domingo.
Planalto Ayrton Senna
Mais aglomeração foi registrada em feira realizada no cruzamento das ruas Quixadá com Amaral Peixoto, no Bairro Planalto Ayrton Senna, durante a manhã. No local eram vendidos artigos diversos, como panelas, roupas e alimentos. A PM não confirmou se houve intervenção.
Desde o início do 'lockdown' (expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total) em Fortaleza, na sexta-feira (8), ainda foram registradas aglomerações em mercado, feiras e área de comércio de peixes.
Blitzes educativas foram espalhadas em pontos estratégicos da cidade para fiscalizar e informar a população sobre as novas regras, válidas até o próximo dia 20 de maio. A polícia está orientando os populares a usar a máscara, agora item obrigatório para sair de casa em todo o estado, e verificando a necessidade do deslocamento, que só pode ser feito para fins essenciais. Além disso, algumas ruas e as principais entradas da capital receberam bloqueios desde a sexta-feira.
Praia do Futuro
Ainda na manhã domingo (10), uma blitz da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foi montada na Praia do Futuro, região turística de Fortaleza, para orientar motoristas.
O que pode funcionar?
- Transporte público;
- Transporte por aplicativo;
- Mototáxi;
- Farmácias;
- Supermercados;
- Farmácias
- Padarias;
- Mercadinhos;
- Bancos;
- Lotéricas;
- Clínicas veterinárias;
- Indústria química, farmacêutica, alimentícia e de produtos hospitalares
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário