Montada para receber pacientes diagnosticados com Covid-19, o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (Cais) de Fortaleza, sediado no Centro de Formação Olímpica (CFO), encerrou as atividades, nesta terça-feira (25), depois de acolher apenas quatro pacientes desde a inauguração, em 17 de julho.
Durante o período de funcionamento, pouco mais de um mês, o Centro realizou 1.180 testes com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Do total, 15 exames deram positivos e quatro pacientes foram acolhidos, de acordo com a nota enviada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
“Em função da melhora na situação epidemiológica do município, com a consequente diminuição de pacientes enquadrados no perfil de atendimento da unidade, resultando em demanda zero, o Centro está encerrando suas atividades”, esclarece a Pasta municipal.
Com capacidade para 200 residentes temporários, além de oferecer área de lazer, alimentação e monitoramento constante dos sinais vitais, o Cais foi entregue no dia 17 de julho, numa parceria entre Prefeitura de Fortaleza, Fundação Itaú, que concedeu os recursos necessários para a instalação da estrutura, Governo do Estado do Ceará e Instituto da Primeira Infância (Iprede).
A ideia era para que a estrutura fosse uma extensão da residência do paciente, assim, viabilizando a quebra do ciclo de contágio e diminuição da circulação viral.
Por Sabrina Souza, G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário