segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Incêndio de grandes proporções é registrado em área de vegetação em Santa Quitéria, no Ceará



Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no município de Santa Quitéria, na região do Sertão Central e Inhamuns, no Ceará. O incêndio foi confirmado pelo comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), tenente-coronel Antônio de Sousa Júnior. Até a publicação desta matéria, as chamas continuavam consumindo a área.

O comandante afirmou que o incêndio é “provavelmente criminoso” e que próximo ao local há residências e uma granja. Devido à falta de iluminação, a previsão do tenente-coronel é de que o fogo seja controlado apenas na manhã desta segunda-feira (31), e a dimensão dos estragos causados pelas chamas ainda é desconhecida.

“Como nós já chegamos no final da tarde, não tem como a gente mostrar qual a extensão total, mas sabemos que tem algumas residências e uma granja próximo. Nós estamos tentando contornar essa área para que [o fogo] não vá para esses locais”, comentou o comandante, na noite deste domingo.

O tenente-coronel disse que o incêndio teve início no último sábado (29), mas o fogo conseguiu ser controlado temporariamente. No entanto, as chamas reiniciaram favorecidas pelas condições climáticas desta época do ano, como altas temperaturas, fortes ventos e baixa umidade relativa do ar.

A região onde o fogo se espalha não é precisamente conhecida pelas equipes que trabalham no local. De acordo com o tenente-coronel Sousa, há receio por conta da possível presença de animais peçonhentos, como cobras. “A gente está combatendo o que está mais próximo e que a gente está vendo”, complementou o comandante.

Para combater o fogo no local, os trabalhos estão reforçados com uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares de Crateús, uma de Canindé, e foi solicitada uma equipe de Sobral. O comandante do 3º BBM informou que as atividades também estão sendo acompanhadas pelo tenente-coronel Anderson Viana, Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI) e o coronel comandante-geral do CBMCE, Luís Eduardo Soares de Holanda.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário