O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (28), um alerta de “potencial perigo” para 128 dos 184 municípios cearenses, ou seja, 69,56% do território do Estado. O aviso é válido até amanhã (29), às 18h. Com o tempo mais “seco”, há um risco maior de incêndios florestais e danos para a saúde humana.
Nesta classificação de “potencial perigo”, a umidade relativa do ar varia entre 20% a 30%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses.
Por outro lado, não há nenhum município em “perigo”, quando a umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%. No último final de semana, este alerta chegou a 65 municípios.
A gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, aponta que o interior do Estado, especialmente na região Centro-Sul, é a área onde a umidade relativa do ar costuma apresentar índices mais baixos nessa época do ano.
“Encerrada a estação chuvosa, se tornam comuns os dias com céu claro, com poucas nuvens, assim, a temperatura máxima, que é aquela registrada por volta das 14 horas, tende a ser ligeiramente mais alta e, nesses períodos de alta temperatura, a umidade relativa do ar, ao contrário, pode cair a níveis preocupantes do ponto de vista de saúde”, observa Sakamoto.
Outros fatores que contribuem para a taxa de umidade relativa do ar ser mais preocupante no interior é a continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, os ventos mais fortes ajudam a aumentar a evapotranspiração da vegetação, já castigada pelo solo seco e a falta de chuvas, explica a meteorologista.
No litoral cearense, a umidade proveniente da evaporação da água do mar, que é transportada ao continente pelos ventos, torna este fenômeno menos agravante. “A princípio, as pessoas não precisam se preocupar tanto com esses índices nesta região”, completa a meteorologista.
Riscos
Neste segundo semestre, o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo das queimadas, sobretudo a prática ilegal de queimar um terreno antes de plantar, como preparação do solo. “Isso ainda é muito comum no interior do Estado”, aponta o tenente-coronel Nijair Araújo.
“A maioria (dos incêndios) são de focos clandestinos e criminosos, pela ação do homem, destruindo a natureza, flora e fauna. O calor e os ventos tornam ainda fáceis de se alastrarem. A gente tem que trabalhar, além da questão educativa, a questão punitiva”, acredita o militar.
O alergologista e imunologista Cícero Inácio, aponta que a baixa umidade do ar também pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. “É comum a secura das mucosas nasais, exacerbação de conjuntivites alérgicas, dermatite atópica, asma e rinite alérgica”, cita.
O médico orienta para o consumo de líquido, “principalmente água”, enfatiza, e evitar exposição em horários mais quentes, das 10h às 16h, usar hidratante para a pele e, se possível, de algum tipo de umidificador de ambiente.
Municípios em “Potencial Perigo” no último alerta:
- Abaiara
- Acopiara
- Aiuaba
- Alcântaras
- Altaneira
- Alto Santo
- Antonina Do Norte
- Aracoiaba
- Ararendá
- Araripe
- Aratuba
- Arneiroz
- Assaré
- Aurora
- Baixio
- Banabuiú
- Barbalha
- Barro
- Baturité
- Boa Viagem
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Canindé
- Capistrano
- Caridade
- Caririaçu
- Cariré
- Cariús
- Carnaubal
- Catarina
- Catunda
- Cedro
- Choró
- Coreaú
- Crateús
- Crato
- Croatá
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Ererê
- Farias Brito
- Forquilha
- Frecheirinha
- General Sampaio
- Granja
- Granjeiro
- Graça
- Groaíras
- Guaraciaba Do Norte
- Hidrolândia
- Ibaretama
- Ibiapina
- Ibicuitinga
- Icó
- Iguatu
- Independência
- Ipaporanga
- Ipaumirim
- Ipu
- Ipueiras
- Iracema
- Irauçuba
- Itapiúna
- Itatira
- Jaguaretama
- Jaguaribara
- Jaguaribe
- Jaguaruana
- Jardim
- Jati
- Juazeiro Do Norte
- Jucás
- Lavras Da Mangabeira
- Limoeiro Do Norte
- Madalena
- Mauriti
- Milagres
- Milhã
- Missão Velha
- Mombaça
- Monsenhor Tabosa
- Morada Nova
- Mucambo
- Mulungu
- Nova Olinda
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Ocara
- Orós
- Pacujá
- Palhano
- Parambu
- Paramoti
- Pedra Branca
- Penaforte
- Pereiro
- Piquet Carneiro
- Pires Ferreira
- Poranga
- Porteiras
- Potengi
- Potiretama
- Quiterianópolis
- Quixadá
- Quixelô
- Quixeramobim
- Quixeré
- Reriutaba
- Russas
- Saboeiro
- Salitre
- Santa Quitéria
- Santana Do Cariri
- Senador Pompeu
- Sobral
- Solonópole
- São Benedito
- São João Do Jaguaribe
- Tabuleiro Do Norte
- Tamboril
- Tarrafas
- Tauá
- Tejuçuoca
- Tianguá
- Ubajara
- Umari
- Varjota
- Viçosa Do Ceará
- Várzea Alegre
Por Antonio Rodrigues, G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário