O Governo do Ceará anunciou que irá investir cerca de R$ 375 milhões no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). Conforme o Governo, a iniciativa é parte da expansão do programa Pacto por um Ceará Pacífico e tem como objetivo "qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, na perspectiva de redução de vulnerabilidades e de violências para públicos específicos: crianças, jovens, adolescentes gestantes, egressos do sistema socioeducativo, população LGBT e mulheres em situação de violência".
O Estado permanece enfrentando uma escalada da violência. Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam que, até então, todos os meses deste ano de 2020 registraram mais mortes violentas se comparados a iguais períodos do ano passado. De janeiro até o último dia 28 de outubro de 2020, a Pasta contabilizou 3.334 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará.
Nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), como parte inicial da implementação do PReVio, haverá consulta pública sobre os aspectos sociais e ambientais do programa. O evento será online, com a presença da vice-governadora do Ceará Izolda Cela e pode ser acessado a partir das 14h30 neste link.
Detalhes
De acordo com as autoridades, o PReVio chega para implementar políticas públicas. Dentre elas um espaço para ofertar cursos de qualificação profissional e construção de 12 Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisegs), Centro Estadual de Referência LGBT, que contará com serviço especializado e humanizado voltado à população LGBT, e a criação das Salas Lilás, voltadas para o fortalecimento da política de prevenção à violência de gênero nos municípios cearenses.
O Governo divulgou que as 12 Unisegs serão distribuídas em Fortaleza, nos bairros: Conjunto Palmeiras, Curió, Jacarecanga, Montese, Serrinha, Quintino Cunha, João XXIII, Edson Queiroz, Barra do Ceará, Vila Velha, Planalto Ayrton Sena e São João do Tauape. Já o Centro Estadual de Referência LGBT será na Parangaba.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário