Abril deve ser o mês com as principais precipitações em 2021, de acordo com a empresa de meteorologia Climatempo. A previsão do órgão para o período é que a maioria das áreas do estado registrem volumes chuvas abaixo ou acima da média.
A Climatempo estima que o período mais chuvoso no estado não comece com bons registros. Quase todo o estado terá menos chuva do que a média esperada para o mês de fevereiro. A única região que pode registrar acúmulos acima do esperado é no Cariri, principalmente no município do Crato.
Em março, as perspectivas também não são animadoras, de acordo com a Climatempo. A previsão é que, de forma geral, o estado continue registrando volumes abaixo da média.
O órgão revelou que o período chuvoso deste ano não será satisfatório porque a configuração de temperatura da água do mar do Atlântico não estará favorável para uma boa atuação da ZCIT.
Atuação da ZCIT no Ceará
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal fenômeno meteorológico responsável pela maior parte da chuva anual nos estados do norte do Nordeste e do extremo norte do Brasil. Dependendo da intensidade, a ZCIT pode provocar chuva volumosa e por vários dias consecutivos, explica a meteorologista Josélia Pegorim da Climatempo.
Já a posição da ZCIT é influenciada pela temperatura da água do mar do oceano Atlântico próximo ao Brasil. As bandas de nuvens de chuva tendem a se deslocar para as áreas onde a água do mar está mais aquecida.
A Climatempo explica que, em 2021, a água do Atlântico Norte, ao norte da região equatorial, tende a ficar mais quente do que a água do Atlântico da costa norte do Nordeste e isto vai fazer com que a ZCIT não tenha uma atividade forte sobre a faixa norte do Nordeste.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário