A onda de violência registrada no ano passado também se estendeu para os profissionais que trabalham nas plataformas de transporte individual. É o que aponta levantamento da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Ceará (AMAP-CE). Em 2020, houve registro de 16 condutores vitimados em serviço. O acumulado é quase metade dos casos elencados nos últimos quatro anos. Segundo levantamento da Associação, 33 motoristas perderam a vida durante viagens mediadas pelas plataformas no Estado, 12 vitimados em 2017, dois em 2018 e três em 2019.
Entre as fatalidades de 2020, está o caso de Alexandre Fernandes Hadlich, morto em agosto após reagir a uma tentativa de assalto. O rapaz foi encontrado morto na BR-116, entre os municípios de Itaitinga e Aquiraz. Paranaense, Alexandre veio para Fortaleza em 2018, ano em que iniciou os serviços nas plataformas de transporte, e dividia a casa com a companheira Bianca Fonseca.
Como o motorista era quem mantinha as despesas do casal, Bianca está de mudança para outra casa. ''Nos primeiros meses, tive ajuda da minha sogra para pagar o aluguel. O meu salário conseguia cobrir as outras despesas. Está sendo bem doloroso. Cada cantinho da casa foi pensado por nós dois, e é difícil pensar em deixar tudo isso para trás'', recorda.
Na residência, além de Bianca, a falta de Alexandre é compartilhada por Lolla, cachorra de estimação do casal. ''Ela ainda espera por ele na porta, no horário que ele costumava chegar. Olha as fotos no rack e olha pra mim como quem pergunta por ele'', conta.
Ações para garantir segurança aos motoristas
À Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), o Diário do Nordeste questionou sobre as medidas de segurança para motoristas de aplicativo. Em nota, a pasta informou realizar, desde o ano passado, ''operações com o emprego de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuando por meio de abordagens a veículos que prestam serviço de transporte por aplicativo e a táxi''.
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviço Públicos (SCSP), braço da Prefeitura de Fortaleza responsável pelo cadastro e acompanhamento de motoristas de aplicativo da Capital, foi acionada pela reportagem. Foi solicitado o número de plataformas aprovadas para funcionar na cidade, bem como os requisitos para permissão. O número de motoristas aptos a circular nos aplicativos também foi questionado, mas até a conclusão do matéria, no entanto, a Secretaria não enviou resposta.
A Uber diz colocar a segurança dos condutores como prioridade e detalhou mecanismos para garantir a integridade dos parceiros. Entre eles, está o recurso machine learning, ferramenta que bloqueia de forma automatizada viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, ''a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação'', acrescenta a nota.
Já a plataforma 99 Pop, aplicativo da empresa brasileira 99, também elencou a segurança como base e que, após investimento de R$ 35 milhões em segurança em 2020, a empresa conseguiu reduzir em 20,7% o número de ocorrências no Ceará, de janeiro a setembro. Na capital Fortaleza, o índice de ocorrências graves caiu 19%, no mesmo período''.
Tanto a 99 quanto a Uber foram demandadas sobre oferecimento de seguro de vida, indenização ou ressarcimento de pertences após assaltos, mas não retornaram posicionamento. Ambas, no entanto, afirmaram dispor de centrais de atendimento 24h para emergências durante o serviço. A InDriver também foi procurada, mas até a conclusão desta reportagem não enviou resposta.
Recomendações para evitar ocorrências durante corrida
Cautela: Não entrar em ruas sem saída. Evitar rodar de madrugada em locais que não conhece. Evitar levar homem quando o pedido for efetuado por passageiro do sexo feminino.
Prevenção: Parar para o embarque ligeiramente distante do local solicitado. Assim, ganha-se visibilidade.
Calma: Em casos de assalto, mantenha a calma. Não reagir ou encarar os criminosos. Investir no diálogo e consentir com a ação. Caso seja encaminhado para o porta malas, siga as instruções sem movimento brusco.
Fonte: Diário do Nordeste
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