Dados preliminares indicam que o mês de fevereiro terminou com chuvas dentro da média histórica. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado parcial até este domingo foi de 138,2 milímetros.
O volume é 16% acima do volume médio, de 147 milímetros, um desvio considerado dentro da normalidade, conforme a Funceme.
Até esta segunda, a macrorregião mais chuvosa em fevereiro foi o Cariri, no sul do Estado. Conforme os dados da Funceme, o observado foi de 240,4 mm, o que indica 44,1% acima da média. Outra área com precipitações acima da normal climatológica foi o Sertão Central e Inhamuns. Lá, o acumulado médio foi de 140,1 mm, o que representa um desvio de 33%
Nas demais macrorregiões, as chuvas de fevereiro ficaram abaixo da média. O Litoral de Fortaleza apresentou o menor acumulado, com 76,1 mm. Tal observado indica um desvio negativo de 47,8%.
Condições favoráveis para chuva
Os primeiros dias do mês de março seguirão com condições favoráveis às chuvas. Conforme previsão do tempo realizada pela Funceme, o Estado permanece com tendência de eventos de chuva em maior parte do território até a próxima quarta-feira (3).
As condições meteorológicas analisadas hoje cedo indicam instabilidade devido à influência da borda oeste de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está localizado a leste da região Nordeste, sobre o oceano Atlântico. Além disso, as precipitações recentes e aquelas esperadas para os próximos dois dias também deverão estar associadas à formação de áreas de instabilidade, bem como sistema de brisa e efeitos locais (como relevo, temperatura e umidade).
Para esta segunda-feira (1°) é de céu variando entre nublado a parcialmente nublado com eventos de chuva (registros intermitentes atingindo mais de 50% dos territórios) em todas as macrorregiões. A precipitação prevista deverá ocorrer ao longo do dia, principalmente, pela manhã e à tarde.
Já para terça (2), a previsão é de aumento da área com chuva em todas as regiões, exceto a Jaguaribana, onde os registros deverão ser mais abrangentes.
A expectativa para a próxima quarta é de redução gradual das condições de chuva, ficando todas as áreas sob previsão de precipitações isoladas.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário