O município de Granja, no interior do Ceará, adquiriu neste sábado (20) 40 cilindros de oxigênio e socorreu a cidade de Santana de Acaraú, que estava com falta do produto para tratamento dos pacientes com Covid-19.
Conforme a Prefeitura de Granja, ao todo, considerando os que já estavam sendo utilizados, a cidade conta agora com mais de 100 cilindros de oxigênio sendo reabastecidos diariamente.
A aquisição do produto aconteceu após Granja ficar entre as seis cidades do Ceará que apontaram crise com falta de oxigênio, durante o levantamento feito pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Na ocasião, a prefeitura do município respondeu "sim" à pergunta "Seu município tem previsão de desabastecimento de oxigênio que poderá comprometer os serviços de saúde?" e relatou ter estoque apenas para 48 horas.
Outras cidades em crise
Além de Granja, Coreaú, Apuiarés, Guaraciaba do Norte e Morrinhos afirmam que estão em crise por falta de abastecimento regular de oxigênio.
Veja o que disse cada município quando questionado se sofre ou não dificuldade em obter o insumo:
Coreaú - Sim. Não há estrutura para ficar com pacientes graves e hoje estamos com nove internados.
Apuiarés - Sim. Infelizmente essa realidade acreditamos ser de vários Municípios pois temos poucos cilindros, temos 06 unid. de 10m³; 03 unid. de 2m³; 01 de 3,5m³ e 03 de 1m³, até o momento 04 pacientes hospitalizados. Dentro dessa realidade se não aumentar o número de pacientes, teremos por 3 dias somente o abastecimento necessário.
Granja - Sim. O estoque disponível na unidade (UPA) garante apenas um abastecimento seguro para as próximas 48 horas.
Guaraciaba do Norte - Sim. Previsão de acabar em 48h
Morrinhos - Sim. Estamos tendo uma imensa dificuldade para reabastecimento de oxigênio devido à falta do gás medicinal nas empresas que fornecem ao nosso município e região. No momento, temos oxigênio para 48h, com previsão de reabastecer no sábado. Ressaltamos que o município necessita de cilindros de 10m³.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário