Cidades cearenses devem ter rajadas de vento de até 50 km/h nesta terça-feira (20), segundo alerta da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os ventos devem ser mais fortes no litoral do estado.
Neste mês de julho, as ventanias mais fortes foram de 52,2 km/h em Jericoacoara; 51,4 km/h em Redenção; e 51,1 no município de Iguatu. Em Fortaleza, até o momento, a velocidade mais expressiva registrada foi de 41,7 km/h.
As rajadas de vento começam a ficar mais frequentes neste período do ano. No entanto, de acordo com a fundação, a temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro.
Rajadas de vento
Conforme a Funceme, o aumento gradual da velocidade dos ventos no segundo semestre se dá, principalmente, porque o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos fiquem mais intensos e constantes.
Além dos registros mais expressivos, as rajadas, que são eventos pontuais, também costumam ficar mais contínuos, podendo chegar aos 60 km/h.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário