O Ceará recebeu, nesta ultima terça-feira (27), novos lotes de vacina contra a Covid-19. Foram entregues ao estado 205.400 doses de vacinas contra a Covid, sendo 42.200 da AstraZeneca, por meio do Consórcio Covax Facility, e 163.200 da CoronaVac (Butantan/Sinovac). A informação foi dada pelo governador Camilo Santana (PT), por meio de suas redes sociais.
De acordo com o gestor, durante a noite, devem chegar mais 194.750 doses da vacina AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde e produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nesta quarta-feira (27), pela manhã, deve chegar um novo voo com 93.600 doses da Pfizer/BioNtech.
Conforme Camilo, as vacinas já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Normalmente, a pasta repassa os imunizantes aos municípios em até 24 horas.
Os lotes que chegaram nesta terça fazem parte de um pacote semanal de 493.750 doses prometidos pelo Ministério da Saúde. "Receberemos nesta semana 493.750 doses de vacina contra a Covid, sendo 236.950 da AstraZeneca, 93.600 da Pfizer e 163.200 da CoronaVac", afirmou o governador no domingo (25).
Compra de vacinas
O Ceará negocia a aquisição de pelo menos 3 milhões de doses da CoronaVac junto à empresa chinesa Sinovac, além de manter contato com o Instituto Butantan, que representa o laboratório no Brasil. O governo também aguarda a chegada de cerca de 190 mil doses da vacina russa Sputnik V, negociadas diretamente com o Fundo Soberano Russo.
O Ceará também está em contato com o governador de São Paulo, João Dória, para garantir a aquisição de vacinas diretamente com o Butantan, que produz a CoronaVac.
Ao todo, o Ceará já recebeu mais de 6 milhões de doses divididas em 51 lotes diferentes, enviados pelo Ministério da Saúde. O cardápio de imunizantes aqui aplicados são: CoronaVac (Sinovac/Butantan); AstraZeneca/Fiocruz; Pfizer/BioNtech; e Janssen.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário