O governo quer distribuir aos trabalhadores 96% dos lucros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ainda este ano. Se aprovado pelo Conselho Curador do Fundo, o repasse será bem maior que o do ano passado, quando ficou em 66,3% equivalentes a R$ 7,9 bilhões. A informação está publicada na edição desta terça-feira (17) da Folha de S. Paulo.
O fundo teve lucro de R$ 8,5 milhões em 2020. Cabe ao Conselho decidir qual a parcela do resultado positivo irá ser dividida nas contas dos trabalhadores. A proposta será analisada nesta terça-feira (17).
O dinheiro não vai diretamente par ao bolso, mas para a conta da pessoa no FGTS. Os valores são distribuídos de forma proporcional às contas dos trabalhadores no fundo.
Quem terá direito
Poderão receber o pagamento as contas que registraram saldo positivo em 31 de dezembro do ano passado. A Caixa pretende fazer o depósito até 31 de agosto.
Por orientação da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional (PGFN), a distribuição do lucro do fundo também deve beneficiar as contas extintas do PIS/Pasep, que passaram a integrar o patrimônio do FGTS.
Quando será feito
Até 31 de agosto
Como é feita a distribuição
Proporcional ao saldo das contas
Quais são as condições para receber
Trabalhador precisa ter mantido saldo positivo na conta até 31 de dezembro do ano passado
Para onde vai o dinheiro
Diretamente para a conta do FGTS
Condições para sacar recursos da conta do FGTS
*Compra de primeiro imóvel
*Doenças graves
*Aposentadoria
*Demissão sem justa causa
*Saque aniversário
Nenhum comentário:
Postar um comentário