Fortaleza inicou nesta quinta-feira (26) a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. Nesse primeiro dia, são contemplados 100 jovens que estão em leito e têm dificuldade de locomoção.
Entre os primeiros vacinados nessa faixa etária está Pedro Henrique Sarmento, 14 anos, tetraplégico diagnosticado com paralisia cerebral e epilepsia, que recebeu nesta manhã a primeira dose da Pfizer, imunizante liberado para pessoas dessa faixa etária.
O momento da vacinação do jovem foi de muita emoção para ele e para a mãe, Socorro da Silva Sarmento, que ficou agradecida aos profissionais de saúde que foram aplicar a vacina do Pedro Henrique no domicílio. "É muita gratidão, primeiramente a Deus e a cada uma daquelas pessoas que cuidam da nossa saúde", disse a dona de casa.
Por conta das comorbidades, Pedro é traqueostomizado, usa uma sonda para se alimentar e tem a mobilidade reduzida. Durante a pandemia, segundo a mãe, os cuidados da família têm sido redobrados para não afetar a saúde dele.
"Tenho que ter o máximo de cuidado com ele, tanto em relação nós que moramos aqui, quanto diretamente com ele. Até hoje ele não teve nenhum sintoma de Covid. Quando a gente chega da rua usa álcool, toma banho, troca de roupa, para não trazer nada para dentro de casa", relata Socorro.
Para a mãe do jovem, a primeira dose da vacina já traz um certo alívio para a proteção do Pedro. "Ele é a coisa mais linda que Deus me deu", elogia.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário