quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Bebê sofre queimadura na perna durante banho em maternidade do Ceará

 


Uma técnica de enfermagem do Hospital Geral Manoel Assunção Pires, no município de Aquiraz, na Grande Fortaleza, foi afastada das atividades após queimar a perna de um bebê recém-nascido com água em um banho. Devido à gravidade da queimadura, a criança foi transferida nesta quarta-feira (8) para o Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, onde está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em nota, a Prefeitura de Aquiraz disse que está prestando assistência para o bebê e para família. A prefeitura também disse que, após receber alta, "o bebê será acompanhado de perto e que ele terá todo apoio hospitalar necessário para o tratamento."

Em entrevista, a avó do menino, Luzirene de Freitas, disse que estava esperando sair o resultado de exames feitos no bebê, de apenas três dias de vida, para ele e a mãe receberem alta e deixarem a unidade. Ela conta que percebeu as queimaduras na manhã desta quarta-feira após o bebê voltar de um banho. Ele havia sido levado por uma enfermeira.

"A gente estava no hospital desde segunda quando ela (a filha) ganhou o bebê. Hoje, cinco da manhã, uma enfermeira deu banho nele. Depois entregou o menino e foi embora. Enxuguei ele, ele mamou e quando foi 9h ele chorou. Depois foi que vi as bolhas na perna da criança", conta dona Luzirene, que logo em seguida, levou o bebê para ser consultado pela pediatra.

Depois de levar o neto para a pediatra ver, o menino foi transferido para ser tratado no IJF, hospital referência em casos de queimadura. Luzirene conta que ele só não havia recebido alta, ainda, por ter nascido com uma alteração no sangue e com a pele amarelada.


'Fato isolado', diz prefeitura

A Prefeitura de Aquiraz afirmou que, assim que tomou conhecimento do caso, "afastou imediatamente a funcionária do quadro de profissionais da gestão."

"Esse fato isolado não condiz com atual credibilidade da maternidade de Aquiraz, na qual aumentou o número de partos em 210% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso demostra a confiança das mamães aquirazenses em ter seus bebês no município. A Prefeitura de Aquiraz salienta que todos os funcionários do quadro obstétrico da maternidade irá passar por uma reciclagem para que um fato como esse não venha ocorrer novamente.", disse a prefeitura em nota.


Por Isayane Sampaio, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário