Uma remessa com 36 mil doses de vacinas Oxford/Astrazeneca contra Covid-19 chegou ao Ceará nesta quinta-feira (16). O novo lote vai ser utilizado para aplicação de segunda dose (D2) no estado, conforme o governador Camilo Santana (PT). Durante a manhã, um lote com 104 mil doses de Pfizer/BioNTech também chegou ao Ceará.
"Recebemos esta noite 36.000 doses de AstraZeneca, que serão utilizadas para a segunda dose dos cearenses. Aguardamos novos lotes da vacina, para completarmos o ciclo vacinal da nossa população. Na manhã de hoje também chegou um lote da Pfizer, com 104.130 doses", comentou o governador.
"Até o momento foram aplicadas 8.839.666 doses em todo o estado. Juntos estamos superando essa pandemia", complementou Camilo. Nesta quinta, o estado decidiu seguir a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidade, apesar da nota do Ministério da Saúde.
Sem registros de eventos adversos
O Ceará já vacinou 196.83 adolescentes, sem registros de eventos adversos pós-vacinação (EAPVs) graves. A Sesa reforça o entendimento que a imunização desse grupo é fundamental para as metas de diminuição de circulação viral e consequentemente abrandamento dos efeitos da pandemia e prosseguimento do plano de retomada das atividades econômicas no Ceará.
Governador e prefeito comentam
"Informo aos cearenses que, por decisão da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), que reúne gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e das secretarias municipais, a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos está mantida em todo o estado", reforçou o governador Camilo Santana.
Já o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, informou que a prefeitura acompanha a decisão tomada pela CIB-CE de seguir com a vacinação do público de 12 a 17 anos. Até esta quinta, a Capital já vacinou 136.243 adolescentes. Nesta sexta-feira (17), a capital tem repescagem deste público, com 7.400 agendados.
Fonte: G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário