Listas e rankings quase sempre estão envolvidas em polêmicas e escolhas questionáveis. É normal encontrar alguém que discorde dos critérios e do resultado final. Ao que parece, isso também deve ter acontecido com as torcidas do Palmeiras e do Atlético Mineiro para definir quem foi o melhor clube do país em 2021. Quer entender o motivo do descontentamento? Saiba mais no artigo abaixo.
Nesta semana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou o seu ranking anual de clubes. Para a surpresa de muitos, o Flamengo, que não teve uma boa temporada, aparece na liderança do ranking, superando clubes que tiveram um ano vitoriosos.
O Ranking Nacional de Clubes da entidade estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Isso explica, em partes, porque o Flamengo segue na liderança do ranking.
Apesar de ter tido um 2021 escasso de títulos, sendo a única conquista a Supercopa do Brasil, nos pênaltis, diante do Palmeiras, o time levou o Brasileirão do ano passado, quando ainda era comandado por Rogério Ceni. O técnico foi demitido na atual temporada ao ser substituído por Renato Gaúcho, que também foi demitido pela diretoria Rubro-Negra.
O segundo lugar em 2021 ficou com o Palmeiras, que conquistou o bicampeonato da Libertadores justamente diante do Flamengo. A equipe paulista terminou o Brasileirão deste ano na terceira colocação e acabou eliminado precocemente da Copa do Brasil, ao perder para o CRB nos pênaltis.
O terceiro lugar do ranking é ocupado pelo Atlético-MG, o maior campeão do país em 2021. Após conquistar o Brasileirão e a Copa do Brasil, o Galo saltou da nona posição, em 2021, para o terceiro lugar, com 14.572 pontos, apenas 12 a menos do que o Palmeiras.
O time mineiro mostrou o melhor futebol da temporada, liderado por Hulk e com nomes de belo destaque, como Keno, Zaracho, Guilherme Arana e Vargas. A base está mantida para a próxima temporada e, ao que tudo indica, o Galo tem potencial para ganhar mais alguns títulos em 2022.
Outro clube a dar um salto no ranking foi o Fortaleza. Classificado para a Libertadores pela primeira vez em sua história, o Leão terminou o Brasileirão no G-4, chegou às semifinais da Copa do Brasil e, graças a esse desempenho, saiu do 18º para o 11º lugar no ranking dos clubes brasileiros.
Um dos clubes que mais caíram no ranking foi o Internacional, que foi da quarta para a oitava posição na classificação. Prestes a entrar em sua terceira temporada disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deixou o 10º lugar e agora está em 14º.
Dado curioso é que há apenas dois anos, no Ranking Nacional de Clubes de 2019/2020, a Raposa ocupava a quarta posição. Uma tremenda queda!
Confira o top 10 dos clubes nacionais:
1 - Flamengo (17.054)
2 - Palmeiras (14.584)
3 - Atlético-MG (14.572)
4 - Grêmio (14.336)
5 - Athletico (13.512)
6 - Santos (12.816)
7 - São Paulo (12.604)
8 - Internacional (12.108)
9 - Fluminense (11.100)
10 - Corinthians (11.064)
Miséria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário