quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Criminosos falsificam sites de leilão virtual e aplicam golpes no Ceará; veja como se prevenir



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará alertou nesta quarta-feira (19) que criminosos estão utilizando imagens e informações de veículos que serão leiloados pelo órgão para aplicar golpes. A quadrilha cria um site fictício e com imagens e informações de veículos utilizados pelo Detran-CE enganam os clientes.

Segundo as vítimas, os golpistas exigiam que o dinheiro fosse depositado o mais rápido possível na conta deles, via PIX. Esse tipo de golpe acontece porque o Detran realiza com frequência leilões de veículos pela internet.

O primeiro deste ano inclusive está marcado para esta quinta-feira (20) e sexta-feira (21). Serão mais de 680 lotes de automóveis ofertados. O interessado pode ter acesso aos valores pelo site oficial do leiloeiro Montenegro Leilões.


Transferência imediata via PIX

Uma das vítimas disse ao g1 que comprou o veículo e tentou entrar em contato com a pessoa que fazia a venda, porém, após o depósito, ninguém mais atendeu as ligações.

"Aí eu fiquei na esperança de receber o veículo, mas só que os dias foram passando e entrei em contato de novo com eles e ninguém respondia nada. Aí eu descobri que era um golpe".

Outra vítima afirmou que comprou um automóvel seminovo por R$ 29 mil e só descobriu que caiu no golpe quando o marido foi ao Detran-CE pegar informações.

"Quando foi em um dia depois da compra eu falei para meu esposo. Olha vai lá no Detran e vê o que aconteceu, pois nós não estamos conseguindo entrar em contato com ninguém. Chegando lá quando meu esposo entrou lá dentro foi então que outra pessoa disse que ele havia caído em um golpe".


Investigações

Sobre as denúncias, o Detran informou ao g1 que está tomando providências para retirar a página falsa do ar. O órgão disse ainda que é importante a vítima registrar o boletim de ocorrência.

"É muito importante que a pessoa que comprou algo falar com arrematante do site o Montenegro Leilões e tirar todas as suas dúvidas sobre o lote, confirmação de valores e forma de pagamento", disse o gerente do Núcleo de Formação e Capacitação de Educação do Trabalho do Detran, Patrick Reis.

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) disse que apura as denúncias de estelionato e recomenda que antes de efetuar transações em sites deste tipo a população verifique a procedência da página através cadastramento na junta comercial do estado.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário