Uma queda de energia paralisou por cerca de 40 minutos o teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, no Ceará. O incidente ocorreu durante a inauguração na tarde desta segunda-feira (28), com presença do governador Camilo Santana (PT). (assista ao vídeo acima)
Segundo a Superintendência de Obras Públicas do Ceará, muitas pessoas tentaram entrar de uma só vez nas cabines e isso forçou o sistema que acabou gerando a queda de energia. Após o restabelecimento da energia, todas as pessoas foram retiradas do local para que uma manutenção fosse realizada no equipamento.
Minutos antes, durante a cerimônia de inauguração, Camilo Santana ressaltou a importância do novo equipamento para o lazer o turismo da região do Cariri.
"Mais investimentos para o turismo do Cariri. Inauguramos há pouco o Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte. O equipamento, que conta com 26 cabines com capacidade para 10 pessoas, vai movimentar o turismo na região, bem como oferecer mais infraestrutura e lazer aos cearenses", disse.
O teleférico liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri. O investimento foi da ordem de R$ 79,1 milhões.
Entre as estações Romeiros (parte inferior) e Horto (superior), os bondinhos vão percorrer uma distância de aproximadamente dois quilômetros a uma altura de 200 metros, em um tempo de 7 minutos e 30 segundos.
O equipamento completo é composto por 12 torres de sustentação, 26 cabines climatizadas e mais cinco reservas com dez lugares. Além do teleférico, a obra envolveu a urbanização do entorno com a instalação de quiosques e estacionamento.
A obra foi anunciada em 2017 pelo governador e, conforme o Portal da Transparência do Governo do Estado, custou mais de R$ 70 milhões, quando consideradas a aquisição dos equipamentos e o processo de urbanização do entorno.
Esses equipamentos começaram a ser instalados em setembro do ano passado. O teleférico está instalado na colina do horto, local onde está a estátua de padre Cícero e recebe milhares de turistas e romeiros.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário