Fortaleza tem 50 mil vacinas pediátricas da Pfizer, usadas exclusivamente na imunização contra Covid para crianças de 5 a 11 anos, que começam a vencer a partir do dia 8 de junho, conforme informado pela secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, em entrevista à TV Verdes Mares, na manhã desta sexta-feira (27).
Para evitar a perda das vacinas e concluir o esquema vacinal dessa faixa etária, a prefeitura orienta que os pais levem as crianças aos pontos de vacinação.
"Em 8 de junho, já temos doses nas nossas redes de frios que já tem prazo de validade. Com essa campanha que nós estamos fazendo de busca ativa na escola é possível que a gente não vá perder essas primeiras doses. Mas uma grande maioria, cerca de metade dessas doses, elas vencem em 31 de julho. Até lá, a gente precisa realmente concluir o esquema dessas crianças, pelo menos as que já tomaram d1, que vão tomar sua d2", afirma Ana Estela.
Segundo a secretária municipal da Saúde, 55% das crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid, mas apenas 29% desse público recebeu a dose de reforço, o que corresponde a cerca de 40 mil crianças que não completaram a vacinação.
"Sem esse reforço, além das crianças não estarem totalmente imunizadas, ainda se corre o risco de perder as doses que foram destinadas a esse público. Diferentemente das outras marcas, eu não posso remanejar as doses de reforço para outras faixas etárias, porque elas são exclusivas para o público de 5 a 11 anos", explica a secretária.
Ana Estela ressalta que casos as doses sejam perdidas devido ao vencimento, ainda há o risco de não ter o imunizante para vacinar esse público em um período posterior.
"Até lá, a gente precisa realmente concluir o esquema dessas crianças, pelo menos as que já tomaram d1, que vão tomar sua d2. Sob o risco de resolverem ir em algum tempo e a gente não ter mais essas doses que o Ministério realmente já nos enviou esse quantitativo de doses da Pfizer pediátrica", afirma a secretária de Saúde.
Nesta quinta-feira (26), as escolas da rede municipal da capital começaram a realizar o Dia D de vacinação, que ocorrerá sempre às quintas-feiras, para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário