Cem anos depois de ter sido eleito vereador de Fortaleza, o Bode Ioiô ganha, a partir desta quarta-feira (24), um museu próprio instalado na Cidade da Criança, logradouro localizado no Centro da capital cearense. O local vai receber uma programação especial em alusão ao Dia da Nacional da Infância.
A programação conta ainda com passeio no trenzinho cultural e oficina de sementeira, promovida pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), para 40 crianças em acolhimento institucional da Prefeitura e 16 acompanhantes, além da distribuição de mudas.
O museu é um projeto sócio cultural e ambiental com a temática desse personagem popular. Idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares, o equipamento, instalado na Cidade da Criança, divide o espaço de uma das casas do local com a Casa do Turista.
Todo acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordéis e publicações com a temática do Bode do Nordeste e, em especial, o Bode Ioiô.
Um destaque do projeto é o mascote Bode Ioiô de Fortaleza, um boneco utilizado para contar para as crianças de forma lúdica a história do Bode Ioiô.
Bode Ioiô
Bode Ioiô chegou à capital cearense junto daqueles que enfrentavam a seca de 1915, e logo tornou-se parte do cenário da cidade com suas idas e vindas diárias entre o Centro e a Praia do Peixe, conforme a diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira.
O animal era um símbolo da cultura sertaneja em uma cidade que pretendia ares de modernidade no início daquela época, conta a diretora. Com carisma e liberdade, Ioiô circulava pelos estabelecimentos comerciais e ruas de Fortaleza, diz-se. Tornando-se personagem popular e uma representação da cultura e identidade cearenses.
As aventuras do bode foram narradas por memorialistas do Ceará e viajantes. Após sua morte, o dono empalhou o animal e o doou ao Museu do Ceará, onde está em exposição até os dias atuais.
O bode ganhou fama na cidade após ser eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato de protesto da população, em Fortaleza.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário