A vacinação de crianças em idade escolar nas instituições públicas e privadas de ensino vai ser reforçada em Fortaleza. Equipes voltam a aplicar os imunizantes contra a Poliomielite, Covid-19, Meningocócica ACWY e o HPV nas creches e escolas.
O objetivo, segundo a Prefeitura de Fortaleza, é ampliar a cobertura vacinal na faixa etária de 1 a 14 anos, garantindo a imunização ao maior número de crianças possível. A vacinação em creches e escolas foi suspensa durante a pandemia de Covid-19.
O retorno, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, pretende atuar semanalmente, com equipes de vacinação de cada regional comparecendo às unidades para realizar a imunização dos alunos, que devem apresentar autorização prévia dos pais ou responsáveis, além da caderneta de vacinação.
Balanço
São aplicadas mensalmente cerca de 200 mil doses de vacinas que pertencem ao calendário nacional. De 8 a 29 de agosto, 107.019 crianças e jovens menores de 15 anos foram vacinadas para atualização da caderneta.
Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS, explica a importância da vacinação em crianças, seja nos postos ou nas creches e escolas. “Algumas doenças que eram consideradas erradicadas no mundo estão retornando, como é o caso da Poliomielite, em que já existe uma criança com diagnóstico positivo na América do Norte”, comentou.
“Isto nos traz um alerta para a importância de intensificar a vacinação e de que a população deve ter a consciência que as vacinas salvam e protegem nossas crianças contra diversas doenças”, complementou Soldatelli.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário