Um idoso de 64 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando irregularmente 66 aves silvestres no porta-malas de um carro na BR-222, em Tianguá, interior do Ceará, na tarde do último sábado (17).
Conforme a PRF, os policiais abordaram o veículo no quilômetro 315 da rodovia. Após verificação da documentação pessoal e veicular, os agentes fizeram uma vistoria no carro, momento em que foram encontradas caixas de papelão contendo diversas aves em condições degradantes de transporte.
Das 66 aves encontradas, 64 eram papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e 2 papacapim (Sporophila nigricollis). Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada. Todos eram transportados sem permissão, licença ou autorização de autoridade competente.
Segundo a polícia, ao ser questionado pelos agentes, o idoso que conduzia o carro informou que comprou as aves no Piauí por R$6 mil, com intuito de comercializar em feiras livres de Fortaleza.
Diante da constatação do crime de tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais, o veículo, o condutor e as aves foram conduzidas para Delegacia de Polícia Civil, onde o homem foi autuado pela quarta vez pelo mesmo crime.
Já os animais, foram encaminhados para o Instituto Chico Mendes (ICMbio), sediado na Serra da Ibiapaba, e em seguida serão transferidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cocal, no Piauí, para serem futuramente reinseridos na natureza após tratamento.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário