segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Ceará teve 17,46% de abstenção no 1º turno; veja como justificar ausência


 

O número de abstenções nas eleições deste ano foi maior que o registrado no Ceará na última eleição para governador. Na eleição de 2022, a abstenção no estado do Ceará foi de 17,46%, enquanto na eleição anterior foi de 17,33%.


O percentual foi menor que o registrado no país, que teve 20,94% de abstenções.

Com relação aos votos em branco, o percentual foi menor com o registrado em 2018: 4,70%. Neste ano votos em branco somaram 3,12%. Já o percentual de votos nulos, com 4,43%, ficou bem abaixo do registrado em 2018, que foi de 12,83%.


Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno?

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições poderão votar no segundo turno, em 30 de outubro, se estiverem com o título regularizado. Quem não compareceu ao local de votação precisa justificar a ausência em cada um dos turnos e, no máximo, até 60 dias depois.

É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS.


Como fazer a justificativa

A partir desta segunda-feira (3), já é possível fazer o requerimento de justificativa eleitoral. Quem não pôde votar no domingo (2) e não conseguiu fazer a justificativa pelo e-Título, vai ter prazo de 60 dias para fazer essa solicitação.

Para isso, basta entrar no e-Título - o aplicativo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para celular - ou pelo Sistema Justifica, disponível no site do TRE-CE.

É preciso anexar ao formulário do requerimento um documento que comprove o impedimento de comparecer no dia da eleição, como um atestado médico ou ou comprovante de viagem.

Ao fazer a justificativa pelo e-Título, ou no Sistema Justifica, o eleitor vai receber um número. Por meio dele, vai poder acompanhar a análise do pedido, que será feita pelo juiz da respectiva Zona Eleitoral.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário