Um eleitor foi preso neste domingo (30) em Sobral, no interior do Ceará, por filmar o momento em que votava na urna eletrônica na Escola Carlos Jereissati, no Bairro Sinhá Sabóia, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
É proibido utilizar aparelhos eletrônicos, entre eles o celular, na cabine de votação. O equipamento deve ser deixado com o mesário antes de votar e ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto.
A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal.
A pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.
Decisão do TSE
Em agosto, por unanimidade, os ministros decidiram que quem estiver com algum desses equipamentos, deverá deixá-lo com o mesário, junto com o documento de identificação, antes de votar. O eleitor não vai poder entrar na cabine com o celular no bolso, nem mesmo se estiver desligado.
A proibição já tinha sido discutida em reunião do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, com comandantes da Polícia Militar de todo país. Nesta quinta (25), o ministro disse que a decisão é para garantir o sigilo do voto e evitar qualquer tipo de pressão sobre o eleitor.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário