A Praia do Cumbuco, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, foi a primeira do Ceará a conquistar o certificado internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul. A conquista foi anunciada na última segunda-feira (3).
A chancela ecológica é concedida às praias, marinas e embarcações de turismo com gestão ambiental adequada por normas internacionais.
Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.
A notícia foi recebida com entusiasmo, sobretudo pela Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT) e o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que integram o Comitê para cooperação técnica e administrativa para a aquisição do certificado.
Para a titular da pasta do Turismo em Caucaia, Yrwana Albuquerque, a chancela reconhece esforços feitos tanto no desenvolvimento do turismo local quanto na gestão ambientalmente sustentável local.
“Costumo sempre dizer que turismo e meio ambiente devem andar juntos, e esse prêmio vem para comprovar que estamos no caminho certo unindo esses dois propósitos”, disse Yrwana Albuquerque.
Já Leandro Alves, presidente do IMAC, revela os aspectos técnicos desenvolvidos pela gestão a fim de garantir a segurança ecológica do litoral.
“Nós executamos o maior diagnóstico até hoje apresentado ao Bandeira Azul no Brasil. Foram três pontos de análise em toda a extensão do litoral do Cumbuco, mais de 280 amostras, atestando excelente qualidade de água”, relatou Leandro Alves.
Ainda de acordo com o órgão, a política de educação ambiental permanente com escolas e comunidade em toda a orla, o monitoramento de ninhos de tartarugas, o estabelecimento de coleta domiciliar, entre outras ações da gestão municipal, garantiram o sucesso na obtenção da certificação.
“Isso torna a praia do Cumbuco a primeira do Ceará, e também a maior em extensão certificada pelo Bandeira Azul, com um total de 4 quilômetros”, afirmou Leandro.
Agora, o comitê irá implementar mais uma série de ações como objetivo de manter a certificação, tais como a instalação de lixeiras, postos de salva-vidas, mapeamento de banheiros com acessibilidade, placas informativas com a logo do Bandeira Azul, entre outras iniciativas. A cerimônia de certificação acontece em novembro.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário