segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Caçadora de asteroides de 9 anos faz sucesso com palestra na Bienal do Livro no Ceará



A pequena Nicole Oliveira de Lima, de apenas 9 anos, participou neste domingo (13) de uma palestra na Bienal Internacional do Livro do Ceará. Nicole Semião, que já detectou mais de 30 asteroides e é reconhecida como a mais jovem astrônoma do mundo, com apenas nove anos de idade, ministrou a conferência "Inspirando Gerações".

Nicole Oliveira participa de um programa em busca de asteroides afiliado à Nasa, a agência espacial norte-americana, de seminários internacionais e também de encontros com várias figuras representativas do estudo do espaço e da ciência pelo Brasil.

Ela também é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — ouro em 2020 e 2021 — e já detectou asteroides em desafios de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Nasa. Em agosto, ela foi reconhecida como uma das 100 crianças prodígios do mundo, recebendo o prêmio em Dubai.

“Com dois anos eu sempre ficava olhando para o céu e aquilo me encantava. Ninguém na minha família tinha esse interesse. Com quatro anos pedi um telescópio de presente de aniversário para meus pais. Como era caro, eles mandaram eu escolher entre o presente e a festa. Eu disse que trocaria todas as festas pelo telescópio”, conta a pequena astrônoma.

“Eu gosto muito de participar de palestras como essa. Eu quero muito que crianças do Brasil e do mundo tenham acesso à ciência e tecnologia”, declarou a garota, que sonha em ser engenheira aeroespacial.

A14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece até 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 22h.


Conquistas

No currículo, a garota já lista conquistas como o tricampeonato da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020 e 2021, além da detecção de sete asteroides em desafios de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Se as descobertas forem confirmadas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, Nicole poderá entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide. O processo, que vai desde a primeira detecção até o status de descoberta, pode levar de seis a oito anos.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário