sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Casos de conjuntivite triplicam em um ano em Fortaleza



Os casos de conjuntivite triplicaram em Fortaleza no período de um ano. Em outubro de 2021 eram 785 ocorrências contra 2.118 em outubro deste ano. Os números se referem aos três tipos da doença, que pode se manifestar das formas viral, bacteriana ou alérgica. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Especialistas afirmam que a maior parte dos casos de conjuntivite são causados por vírus, mas nessa época do ano em que os ventos estão mais fortes, as conjuntivites alérgicas se tornam mais comuns. Os pacientes devem estar atentos aos sintomas que, apesar de semelhantes, apresentam diferenças peculiares.

"A secreção da conjuntivite bacteriana é aquela mais purulenta, mas espessa, enquanto a secreção da conjuntivite viral é mais aquosa, às vezes você fica com o olho mais vermelho na conjuntivite bacteriana em relação à viral. Nos quadros de alergia temos a bilateralidade desde o início. O paciente apresenta um quadro de secreção e de muito edema em que aquela parte branca do olho fica muito inchada", explica o oftalmologista Pedro Veras.

Em caso de aparecimento dos sintomas, a Secretaria de Saúde orienta que a população procure um posto de saúde mais próximo. O tratamento geralmente é à base de colírio. Com os casos em alta, a principal dica é se prevenir.

"É importante ir tratando o olho com colírios, evitando usar a mão para coçar o olho. Essa época do ano é bem peculiar por causa dos ventos e tudo isso é um favorecedor de conjuntivite", afirmou a gerente de Atenção Primária de Fortaleza, Luciana Passos.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário