segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Caldeirão da Santa Cruz do Deserto torna-se parque estadual; outras 4 unidades de conservação estão em processo de criação, no Cariri



A região do Cariri ganhou um novo parque estadual no Crato, no Ceará. É o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, um espaço com mais de 7 mil metros. Ele fica localizado na encosta da Chapada do Araripe, a cerca de 20 km da sede do município.

A governadora do estado Izolda Cela assinou o decreto de criação na última terça-feira (13). O sítio Caldeirão representa uma das áreas de maior interesse patrimonial no contexto histórico-cultural cearense.

A região foi cenário de uma experiência comunitária fundamentada na autogestão e na religiosidade popular com uma produção voltada para a agricultura e a pecuária entre 1928 e 1937. Um trabalho de subsistência, liderado por José Lourenço Gomes da Silva, o beato José Lourenço. Segundo historiadores, ele criou o espaço após o Padre Cícero ceder o terreno. No local foi estabelecida uma espécie de reforma agrária.


O que é uma Unidade de Conservação?

As unidades de conservação têm por maior objetivo a conservação da natureza. São usadas estratégicas para a proteção dos recursos naturais e para a manutenção de um ambiente equilibrado. Elas fornecem serviços ecossistêmicos fundamentais para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.


Por Claudiana Mourato, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário