A quantidade de postes derrubados em acidentes de trânsito cresceu quase 10% no Ceará entre 2021 e 2022, segundo dados da Enel Distribuição Ceará, concessionária de distribuição de energia.
Durante o ano de 2022, um total de 1.157 postes da Enel foram danificados após acidentes de trânsito. O mês de novembro foi o que computou acidentes com 117 ocorrências. De acordo com a Enel, mais de 685 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado devido aos acidentes.
Segundo a Enel Ceará, as regiões do Cariri, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe concentram quase 37% do total de registros do ano, com 427 ocorrências.
Comparando com o mesmo período de 2021, houve um aumento de mais de 70% no número de acidentes com postes danificados. A gerência operativa de Fortaleza e Metropolitana fechou 2022 como a segunda mais afetada, com 372 ocorrências.
De acordo com o Gerente de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Puertas, acidentes com postes danificados representam um risco não somente para o condutor do veículo, como também para transeuntes.
"Em caso de abalroamento numa estrutura, cabos podem se romper e cair ao solo ou sobre o automóvel, aumentando o risco de choque elétrico”, avalia.
A Enel enumera cuidados para evitar maiores acidentes:
- Não se deve tocar em cabos que estiverem no solo
- Ficar embaixo de estruturas danificadas
- Nem tentar realizar o isolamento da área
Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, mantendo sempre distância dos fios
Para tentar diminuir o impacto dos abalroamentos, a Enel coloca defensas em alguns postes. Isso reduz a possibilidade de o equipamento tombar e ainda reduz o risco para os passageiros do veículo. Em casos de colisão de veículos, o motorista ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca do equipamento.
Serviço:
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android; pelo site da companhia; pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário