No segundo mês da quadra chuvosa, 8 açudes do estado do Ceará seguem com a capacidade hídrica acima de 90%. Os dados são do monitoramento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e foram obtidos na manhã desta terça-feira (14).
Em Baturité (açude Tijuquinha), Aracoiaba (Aracoiaba), Altaneira (Valério) e Cariús (Muquém), o nível dos açudes oscila entre 93,01% e 99,48%.
4 reservatórios seguem com capacidade máxima, um deles é o Junco, localizado no município de Granjeiro. O açude atingiu o volume máximo em abril de 2022, 10 anos após o último sangramento, em novembro, o açude reduziu seu volume para 83% e em fevereiro voltou a sangrar.
O açude Caldeirões, no município de Saboeiro, o reservatório Germinal, na Palmácia e o açude Rosário, em Lavras da Mangabeira também compõem a lista dos reservatórios com 100% da capacidade.
Apesar do número ser positivo, em comparação aos últimos anos, 69 reservatórios ainda se encontram com volume inferior a 30%. A companhia monitora 157 açudes espalhados no território cearense, hoje, o volume percentual médio é de 30,9%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário