terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Brasileiro na Turquia mantém 'bolsa emergência' com itens básicos em caso de terremotos


A cearense Luana Pires, que mora na Turquia há quase dois anos, revelou que ela e o marido — também cearense — mantêm uma “bolsa emergência”, com itens básicos para o caso de evacuação devido a terremotos ou outras tragédias. Ela, que é psicoterapeuta, e Marcelo Bastos residem em Istambul, cidade mais ao norte do país. Ele, inclusive, está na Turquia atualmente, enquanto ela visita familiares em Fortaleza.

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), causando cerca de 3.000 mortes nos dois países e deixando mais 7 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos — até a publicação desta reportagem. Na Turquia, 2.300 morreram, segundo o último balanço do governo; na Síria, foram 1.444.

“A gente tem uma bolsa de emergência, que o governo indica que a gente tenha com cópia de documentos, muda de roupas, mantimentos básicos, primeiros-socorros. Então, a gente já tem uma ‘malinha’ caso precise evacuar o prédio. Sempre estamos em alerta para isso”, explicou Luana.

A região de Istambul, onde o casal cearense mora, não foi atingida pelo terremoto desta segunda-feira, mas Luana disse que segue preocupada com receio de novos tremores.

“Eu fiquei muito preocupada, por estar distante. É algo que preocupa demais. Istambul não foi atingida, mas sigo preocupada porque disseram que pode ter outros terremotos durante a semana”, disse a psicoterapeuta.


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário