Fortaleza é a quarta capital do Nordeste que mais cresceu em número de franquias abertas, conforme levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A pesquisa trimestral leva em conta dados do 1º semestre de 2022, quando a capital registrou 2.127 novas unidades. No mesmo período de 2021, a capital cearense concentrava 1.852 franquias. O salto foi de 14,8%, ficando atrás de Salvador (25%), Recife (21%) e São Luís (16%).
Entre os setores que mais se destacaram no período estão hotelaria e turismo, alimentação, saúde e beleza, educação e entretenimento e lazer.
Já o Ceará como um todo registrou crescimento percentual de 2,18% em número de novas franquias e teve alta de 2,29% em faturamento no setor no 3º semestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2021. O estado ficou atrás apenas de Bahia e Pernambuco.
De acordo com a pesquisa, fatores como a reabertura total do comércio combinada com a demanda reprimida dos consumidores em alguns mercados; o ganho de eficiência das redes cada vez mais digitalizadas além da melhora de indicadores macroeconômicos, como a desaceleração da inflação, o avanço do varejo de forma geral e a prévia do PIB nos meses de julho, agosto e setembro, que, segundo o Banco Central (BC), indica uma alta de 1,36%, contribuíram para este resultado.
Na Região Nordeste, a receita registrada pelas franquias no período cresceu de 14,03% para 15,82%, e as unidades passaram de 14,60% para 15,02%.
“Com exceção de Serviços Automotivos, todos os segmentos apresentaram desempenho positivo, tanto os segmentos com histórico mais afetado e ainda em recuperação, como Hotelaria e Turismo, quanto aqueles com histórico positivo, que mantiveram uma trajetória positiva, mesmo que em grau menor. Cabe ressaltar também que, de forma geral, as marcas continuaram a buscar maximizar as vantagens do trabalho em rede, a sinergia com os franqueados, a gestão eficiente, entre outros fatores, isso aliado ao cenário econômico mais positivo”, declara André Friedheim, presidente da ABF.
Brasil
O setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre de 2022 comparado a igual período de 2021.
De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.
Na comparação entre os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%. Em relação ao terceiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a receita do franchising também cresceu, superando em 19,2% o montante do período.
Vantagens de ser franqueado
Apesar das vantagens de adquirir um modelo já testado no mercado, a decisão de se tornar um franqueado deve ser bem avaliada e amadurecida.
Ao se tornar um franqueado, você adquire um modelo de negócio pronto, já testado, aprovado, com estrutura fiscal e jurídica prontas, o que são excelentes vantagens (não à toa você paga por isso). No entanto, você precisa entender qual é o seu papel, ou seja, atender às exigências do franqueador.
"O setor de franchising (franquias), de modo geral, teve um faturamento de mais de R$ 185 bilhões em 2021. Já são mais de 170 mil franqueados, gerando aproximadamente 1,4 milhão de empregos. O franqueador já passou pelo caminho das pedras, das dificuldades e com isso pode dar o know how para que tenha sucesso", explica João Castelo, especialista no setor de franquias.
Adquirir uma franquia, ainda que a marca já esteja consolidada e o modelo pronto, não é garantia de sucesso, contudo a possibilidade de já contar com as estimativas de lucro podem ser um fator a mais para impulsionar o seguimento no qual se deseja investir.
"Quando você está dentro de uma rede de franquias, você terá vantagens competitivas com fornecedores e um marketing de nível nacional. Como os novos franqueados já recebem a estimativa de lucro e faturamento antes mesmo de iniciar a unidade, essa organização fica mais tranquila e visível", finaliza.
Por g1 CE
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