O governador Elmano de Freitas comentou, nesta segunda-feira (27), a suspensão do edital de concorrência que prevê a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada. De acordo com o chefe de Executivo estadual, a suspensão permite que o estado possa, com a tranquilidade e responsabilidade necessárias, dialogar com a União e todos os envolvidos. O governo, inclusive, propõe a gestão compartilhada do local.
“Queremos fazer mais investimento. Nós temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara. Estamos falando de algo em torno de R$ 15 milhões”, disse Elmano.
A interrupção foi anunciada neste fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado pelo governador no mês passado.
“Recebemos com muita alegria a decisão do BNDES e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porque como estava traz muitos riscos”, avaliou o governador Elmano.
Elmano avaliou que o investimento, além de beneficiar turistas e visitantes, vai garantir melhorias aos que moram e trabalham na Vila de Jericoacoara. “Determinamos que as secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico realizem imediatamente audiências públicas”, disse.
“Vamos dialogar com os prefeitos dos três municípios afetados pelo parque e sentar com a população para ouvir sugestões de que maneira podemos manter o parque e, ao mesmo tempo, permitir que ele seja fonte de renda para a população local e para desenvolver o turismo”, complementou o governador.
Por g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário